MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

3.260 vagas de professor para universitários

O Governo do Estado de São Paulo já está recebendo inscrições de instituições de ensino superior interessadas

Redação
Publicado em 23/03/2007, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Governo do Estado de São Paulo já está recebendo inscrições de instituições de ensino superior interessadas em participar do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade, que prevê a contratação de universitários para atuarem como Professores Auxiliares nas turmas de 1ª série do ensino fundamental.

Segundo informa a Secretaria da Educação/SP, as universidades terão de apresentar um projeto de pesquisa e, assim, colocarão seus alunos em sala de aula, fazendo uma ponte entre a teoria da universidade e a prática que acontece nas escolas. Ao mesmo tempo em que apoiam o professor das turmas de 1º ano, eles aprendem sobre a didática da alfabetização.

O programa será implantado gradualmente e iniciará nas 3.027 escolas da Capital. Os primeiros professores auxiliares devem começar a atuar no mês que vem, e a expectativa é que até junho todas as vagas tenham sido preenchidas.

Vagas

Neste primeiro ano, serão oferecidas 3.260 vagas e as instituições conveniadas receberão R$ 500,00 por aluno. Essa bolsa deve custear a mensalidade dos estudantes e auxiliar no salário do "professor orientador", que será o responsável pelo projeto pedagógico da instituição e supervisão da atuação dos universitários na sala de aula.

Além de oferecer melhores condições de ensino aos alunos da rede estadual que estão em fase de alfabetização, o Programa Bolsa Formação representa, também, uma extensão da universidade, na medida que possibilitará aos futuros professores mais experiência necessária para no seu processo de formação.

Quem pode participar

De acordo com o decreto 51.627, assinado pelo governador José Serra em 1º de março, poderão participar do Programa Bolsa Formação instituições de ensino sediadas na região Metropolitana de São Paulo. Para ter direito à vaga, os alunos deverão cursar as seguintes áreas:

• Pedagogia, com habilitação em Magistério de 1ª a 4ª séries;
• Normal Superior, com habilitação em Magistério de 1ª a 4ª séries;
• Letras, com habilitação em Magistério;
• Pós-graduação voltada para a área de metodologia de ensino.

Pelo programa, os alunos bolsistas deverão acompanhar as atividades nas salas de aula, cumprindo quatro horas diárias de atividades nas classes de 1ª série do ensino fundamental. Deverão participar, assim, do diagnóstico pedagógico dos alunos, do planejamento das atividades complementares de leitura, entre outras ações pedagógicas visando a qualidade do processo de alfabetização.

Outras informações

As instituições têm até o final deste mês para apresentarem seus projetos pedagógicos e indicar os alunos aptos a atender às necessidades do programa. Após essa fase, a Secretaria de Educação/SP selecionará as escolas. O convênio terá validade de dois anos.


(R.J.)

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

22/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.