MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições já são recebidas

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) já estão abertas. Para cand

Redação
Publicado em 03/09/2007, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) já estão abertas. Para candidatar-se é preciso preencher ficha de inscrição disponível na internet (www3.caixa.gov.br/fies) e imprimir o protocolo preenchido para entregá-lo na instituição de ensino que pretendem estudar. O prazo vai até 28 de setembro.

Neste ano, a seleção de novos estudantes para o Fies será feita com procedimentos e cronograma distintos daqueles para concessão de financiamentos aos bolsistas parciais do ProUni – alunos com bolsa de 50% e que têm direito a 25% de financiamento. Esses bolsistas não participam do processo seletivo e devem inscrever-se no período de 4 a 16 de outubro.

Poderá inscrever-se ao Fies o estudante que estiver regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino cadastrada no Fies.

Juros

A taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano. No caso de alunos que cursam licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos, o porcentual é menor: 3,5%.

Seleção

A pontuação para classificar os candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos. Assim, estudantes de famílias de baixa renda terão mais chance (ganharão mais pontos). A prioridade na pontuação também será dada a candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou que ainda não tenham curso superior completo. A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita no dia 22 de outubro.

Pagamento

Os universitários selecionados pelo Fies poderão financiar até 50% de suas mensalidades, sendo o benefício retroativo ao segundo semestre deste ano. Os pagamentos ocorrerão em três etapas:

1) Durante a utilização do financiamento (período de estudos), o estudante pagará, a cada três meses, parcelas de juros limitadas ao valor máximo de R$ 50,00;
2) Nos 12 primeiros meses após a conclusão do curso, o formado pagará prestações mensais cujo valor será equivalente à parcela que não era financiada pelo FIES no último semestre em que utilizou o financiamento;
3) O saldo devedor restante será parcelado em até uma vez e meia o período de utilização do financiamento, sendo o valor das prestações calculado pela Tabela Price (método usado em amortização de empréstimo construído por juro composto).


Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso FIES

FIES
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

02/09/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.