Programa abre inscrições para 123 mil bolsas

São oferecidas no total 123.170 bolsas de estudo - 80.520 delas são integrais e 42.650, parciais (de 50%), em aproximadamente 1.500 instituições de ensino superior.

Redação
Publicado em 21/01/2011, às 11h05

Estão abertas até a próxima terça-feira (25) as inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas no total 123.170 bolsas de estudo - 80.520 delas são integrais e 42.650, parciais (de 50%), em aproximadamente 1.500 instituições de ensino superior de todo o país.

Como requisito para poder se candidatar aos benefícios, o programa exige que os interessados nas bolsas integrais tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já quem deseja requerer bolsa de 50% precisa contar com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Ainda em relação ao perfil esperado, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

O último ponto que os candidatos às bolsas não podem esquecer é que eles precisam ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Para participar

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/. Para efetuar o cadastro, os candidatos deverão informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010, além do número do CPF.

Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

Em cada uma dessas etapas serão realizadas duas chamadas. Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada serão conhecidos no dia 28 de janeiro e esses estudantes deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino até 4 de fevereiro.

No caso de ainda sobrarem vagas será realizada a segunda chamada, no dia 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

A segunda etapa de inscrições acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 27 de fevereiro. Uma segunda chamada pode ser realizada em 13 de março se ainda existirem vagas disponíveis.

Luana Almeida

Veja também:

Vestibular:Fatecs liberam relação dos aprovados da 2ª chamada

Técnico e superior/SP:ABB busca estagiários para Osasco e Guarulhos

Comentários

Mais Lidas