Neste domingo, dia 15, às 8h, os 11.063 bacharéis em Direito que passaram à segunda fase do Exame 137.
Redação Publicado em 13/02/2009, às 14h38
Neste domingo, dia 15, às 8h, os 11.063 bacharéis em Direito que passaram à segunda fase do Exame de Ordem no 137 da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) deverão comparecer para realizar a prova. Vale atentar para o término do horário de verão, que ocorrerá à meia-noite de sábado para domingo, fazendo com que os relógios passem a marcar uma hora a menos do que a atual.
Locais de exame
Os locais de exame já foram divulgados e podem ser consultados no nosso site: jcconcursos.com.br.
Na capital paulista, o Exame será aplicado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), localizada na rua Itatiara, n.º 150, G3, e também no campus Vergueiro da Universidade Paulista (UNIP), que fica na rua Vergueiro, n.º 1.211, no bairro do Paraíso.
O exame
Na segunda fase, os candidatos deverão responder a cinco questões práticas na forma de situações-problema, que versarão sobre a área escolhida no ato de inscrição (Direito Civil, do Trabalho, Penal ou Tributário), além de elaborar uma peça profissional. Segundo a assessoria da OAB-SP, na capital, 1.681 candidatos optaram por Direito Penal, 1.342 por Direito do Trabalho, 648 por Direito Tributário e 532 por Direito Civil.
Os bacharéis terão o tempo máximo de cinco horas para realizá-la, só podendo deixar a sala após transcorridas 2h30 do início do exame.
Diferentemente do que ocorreu na fase anterior, nesta fase é permitida a consulta à legislação, livros de doutrinas e jurisprudências. Serão aprovados e poderão, finalmente, exercer a advocacia aqueles que obtiverem nota igual ou superior a seis, de um total de 10 pontos possíveis.
No julgamento das provas, serão considerados os seguintes quesitos: raciocínio jurídico, fundamentação e sua consistência, capacidade de interpretação e exposição, correção gramatical e técnica profissional demonstrada.
Lygia Roncel
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.