Os selecionados atuarão na sede da Promotoria Regional em Juazeiro ou nas Promotorias nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho
Douglas Terenciano Publicado em 24/10/2018, às 16h42
A Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia (PGJ/BA) recebe inscrições para processo seletivo que objetiva a contratação de três estagiários de direito. Os selecionados atuarão na sede da Promotoria Regional em Juazeiro ou nas Promotorias nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.
Podem se inscrever os universitários matriculados no curso de direito, em universidades oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 3 de dezembro, composta por 50 questões de múltipla escolha. Esta seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Os interessados têm até o dia 20 de novembro para efetuar a inscrição na sede da Promotoria de Justiça de Juazeiro, situada na rua do Paraíso nº 236, bairro Santo Antônio, em Juazeiro/BA. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A taxa de inscrição custa R$ 30.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.