Apesar dos índices de aluguéis de imóveis ainda estarem bem altos, o mercado apresenta desaceleração dos preços
Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br Publicado em 28/12/2021, às 09h59
Um dos grandes vilões da inflação durante a pandemia, o aluguel de imóveis pode ficar ainda mais barato no início de 2022. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), utilizado para calcular os reajustes dos aluguéis, registrou queda em novembro, com 17,89%. Apesar de ser um número alto, ele é o menor índice dos últimos doze meses e revela uma tendência de queda no preço dos aluguéis.
Para reforçar este movimento de queda, o último Boletim Focus do ano, relatório semanal do Banco Central que usa as perspectivas do mercado financeiro na economia, registrou uma projeção de fechamento do IGP-M de 17,47%, menor que o número de novembro.
Em relação ao ano de 2022, o mercado financeiro segue bastante otimista. O relatório Focus apresenta uma projeção de 5,49%, uma queda de 12 pontos percentuais se comparado com 2021.
Confira abaixo os números de 2021 e sua tendência de queda:
De acordo com a Pesquisa de Locação Residencial, feita pelo Secovi-SP, revela uma redução nos preços dos aluguéis de imóveis entre os meses de dezembro de 2020 e novembro de 2021. Neste período, houve variação negativa de -0,75%, percentual bem abaixo do IGP-M de 17,89%.
Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, observa que o valor médio de locação na cidade de São Paulo tem mantido estabilidade.
“Ao longo dos últimos meses, o descolamento entre o IGP-M e o valor do aluguel novo vem diminuindo”, analisa Sartori. Para ele, com o avanço da vacinação, o mercado de locação deve apresentar números positivos em 2022.
Em novembro, os imóveis de 1 dormitório registraram variação de 0,25%, seguidos dos de 2 quartos com 0,20%, e os de 3 quartos com 0,10%.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo dos concursos públicos no JC Concursos