Governo federal antecipou o calendário do Auxílio Brasil em agosto, o mesmo irá acontecer com o mês de setembro? Confira todas as datas do benefício
Jean Albuquerque Publicado em 19/08/2022, às 15h41 - Atualizado em 31/08/2022, às 16h30
O governo federal decidiu antecipar o calendário de pagamento do Auxílio Brasil, referente ao mês de agosto, que seguiu de 9 até 22, tendo como base o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). A Caixa realizou o último depósito para quem possui NIS final 0, no último dia 22 de agosto. Normalmente, os depósitos dos valores acontecem nos últimos dez dias úteis de cada mês, a parcela de agosto seria paga entre os dias 18 e 31.
Neste mês, é paga a primeira parcela no valor mínimo de R$ 600 para o programa de transferência de renda do governo federal. O aumento dos benefícios se deu por conta da aprovação da PEC Eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em julho.
Web Stories: Calendário do Auxílio Brasil sofreu alterações para setembro? Veja
Também foi possível a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil que estavam na lista de espera. Com a ampliação, o benefício passa a atender 20,2 milhões de beneficiários em setembro.
++++ Saque do FGTS pode ser efetuado em caso de doenças; Veja como solicitar
Mesmo não havendo uma confirmação por parte do governo sobre uma possível antecipação do calendário do benefício em setembro, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse em entrevista ao programa "A Voz do Brasil", que o Planalto tem interesse em antecipar os outros calendários do Auxílio Brasil até o final do ano.
Ele chegou a afirmar que uma possível mudança nas datas confere um aperfeiçoamento no processo de pagamentos do auxílio. Além de destacar que o CadÚnico é uma das iniciativas que podem fazer com que esse processo possa ser modernizado.
Veja o que disse o chefe da pasta sobre o assunto: “E é esse o nosso propósito, que a gente continue fazendo esse pagamento dos beneficiários do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás na primeira quinzena dos meses subsequentes ao mês de agosto”. A declaração do ministro cria a possibilidade real de que o Ministério da Cidadania pode anunciar em breve um novo calendário para o mês que vem.
Para receber os valores do Auxílio Brasil, as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza devem estar inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nacional (R$ 606).
O governo teria afirmado que a antecipação do calendário só valeria para o mês de agosto. Não há nenhuma informação diferente a respeito de uma possível antecipação. Com isso, segue o calendário com as datas habituais do benefício. Veja:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil