Novo teto do INSS terá correção da inflação de 10,16% em 2022
JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 24/01/2022, às 15h10
Com o reajuste do salário mínimo, o novo teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passa a ser o de R$ 7.087 para aposentados e pensionistas, além dos trabalhadores que irão solicitar o benefício.
Em 2022, o novo teto do INSS terá a correção da inflação de 10,16%. Alcançar o teto da aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores, mas poucos conseguem tê-lo.
Não se trata de ter contribuído com o maior valor previdenciário durante toda atividade laboral, mas influenciam também a média salarial, as mudanças nos valores ao longo das décadas e as regras estabelecidas com a reforma da previdência, de novembro de 2009.
A aposentadoria tem o seu cálculo feito por meio de uma média da remuneração do trabalhador desde julho de 1994, que é corrigida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Sendo assim, esta correção é feita para atualizar os valores pagos.
Em regra, o benefício é calculado aplicando o percentual sobre a média salarial. Neste caso, a aposentadoria será de 60% da média salarial mais 2% a cada ano de contribuição, que chega a 15 anos para mulheres e 20 anos para homens. Veja passo a passo:
Para solicitar a aposentadoria tendo direito ao novo teto do INSS é necessário seguir os passos:
O tempo de duração de todo o processo é de 45 dias. No caso de dúvidas, ligar para o número 135 ou acessar o site do Meu INSS.
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.
Sociedade Brasil