Resultados são semelhantes aos observados durante a legislatura anterior no mesmo período. Pesquisa sugere desafio de melhorar a percepção pública sobre o trabalho dos legisladores
Pedro Miranda Publicado em 15/09/2023, às 22h01
Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo", revela que a opinião dos brasileiros sobre o trabalho dos deputados e senadores do Congresso Nacional permanece em baixa.
Os resultados apontam que 33% dos entrevistados consideram o desempenho dos legisladores como ruim ou péssimo, enquanto apenas 16% o avaliam como bom ou ótimo. A maioria, ou seja, 48%, classifica-o como regular, enquanto 4% não souberam ou não opinaram.
Os números refletem uma análise de 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras, coletados nos dias 12 e 13 de setembro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
+++ Reajuste de 9%: Lula sanciona lei que beneficia servidores federais e pensionistas
Esses resultados são semelhantes aos observados durante a legislatura anterior no mesmo período do mandato. Em agosto de 2019, o Datafolha apontou que os mesmos 16% dos brasileiros aprovavam o trabalho dos parlamentares, enquanto 35% o reprovavam e 45% o consideravam apenas regular.
Essa pesquisa reflete a opinião dos brasileiros sobre o Congresso Nacional e sugere que o desafio de melhorar a percepção pública sobre o trabalho dos legisladores continua sendo uma tarefa relevante para os representantes eleitos.
Na quinta-feira, o Datafolha também revelou o cenário de crescente aprovação para o governo Lula. Os resultados apontam que 38% dos entrevistados consideram a gestão de Lula como ótima ou boa, enquanto 31% a avaliam como ruim ou péssima. Outros 30% a consideram como regular, enquanto 2% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa, realizada com 2.016 pessoas em 139 cidades entre os dias 12 e 13 de setembro, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em junho, a avaliação positiva de Lula aumentou um ponto percentual, de 37% para 38%, enquanto a reprovação subiu quatro pontos, de 27% para 31%.
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil