Saiba quais funções são desempenhadas pelos três Poderes da República (Executivo, o Legislativo e o Judiciário) e qual é a importância dessa separação
Mylena Lira Publicado em 15/01/2023, às 22h10
O presidente Lula (PT) decretou Intervenção Federal na segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro de 2022 após os atos antidemocráticos que depredaram as sedes dos três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Mas, afinal, qual é o papel de cada um e qual a importância da separação desses poderes?
O Executivo Federal é chefiado pelo presidente da República. De forma resumida, compete a ele governar o povo e administrar os interesses públicos. O presidente ocupa o maior cargo político, também chamado de chefe da nação.
Portanto, desempenha um papel importantíssimo, não só em âmbito interno, realizando a gestão política e administrativa de questões essenciais para o desenvolvimento do país, mas também representa o Brasil internacionalmente e é responsável por dirigir a política externa.
Com mandato de quatro anos, sendo permitida uma reeleição, o presidente também tem competência para nomear ministros de Estado responsáveis por coordenar a atuação do governo em áreas específicas. Entre as atribuições do presidente estão:
+Bater palma na praia ajuda a localizar criança perdida? Saiba como agir
O Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe de duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Pode-se afirmar, assim, que o Poder Legislativo Federal é bicameral. São funções típicas do Poder Legislativo legislar e fiscalizar.
Cabe à Câmara, bem como ao Senado, discutir e votar propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte e habitação, entre outras. Assim, tanto um deputado federal quanto um senador pode propor novas leis e alteração ou a revogação de leis existentes.
Também cabem a esses parlamentares fiscalizar o emprego, pelos Poderes da União, dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos. Há algumas questões legislativas que exigem a atuação conjunta das duas câmaras. Quando se reúnem Senadores e deputados federais, tem-se, portanto, uma sessão do Congresso Nacional. Porém, algumas atribuições são privativas de uma ou e outra Casa.
+Cerca de 200 mil vão ganhar até 65% de desconto na conta de luz em SP
Também compõe os três Poderes o Poder Judiciário, que tem as suas funções definidas na Constituição Federal. Em linhas gerais, cabe aos órgãos que compõem o Poder Judiciário dizer quem tem o direito.
Dito de outra forma, são os juízes, desembargados e ministros que aplicam a lei aos casos concretos. Eles atuam para a solução dos conflitos dos cidadãos entre si ou entre os cidadãos e o Estado, de acordo com o que prevê a legislação aplicável à demanda.
O Poder Judiciário é estruturado em instâncias, permitindo a revisão e a reforma da decisão proferida em instância hierarquicamente inferior. Na primeira instância, um juiz togado analisa e julga a ação. Depois, compete a um colegiado, formado por desembargadores ou ministros, apreciar o que foi decidido.
Conforme reforçado pelo Senado em seu perfil do Instagram, a divisão dos Poderes favorece a democracia e impede ditaduras, quando há a concentração do poder nas mãos de uma pessoa apenas. "É por isso que a administração, a criação das leis e a aplicação delas cabem a instituições diferentes".
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil