MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Bater palma na praia ajuda a localizar criança perdida? Saiba como agir

Férias e Verão é a combinação perfeita para ir à praia. Porém, é nesse período que costuma aumentar o número de criança perdida. Estratégia de bater palma na praia ajuda?

Criança sozinha na praia
Criança sozinha na praia - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/01/2023, às 20h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Férias e Verão é a combinação perfeita para ir à praia. As praias do Rio de Janeiro, por exemplo, ficaram lotadas neste domingo (15), que teve máxima de 40,3°C e sensação térmica acima de 50ºC. Porém, é nesse período que costuma aumentar o número de criança perdida. Um segundo de distração basta. Bater palma na praia é uma medida simples que pode ajudar na localização.

A iniciativa é bem difundida nas praias do litoral sul de São Paulo, principalmente em Guarujá, Santos e Praia Grande. Porém, a estratégia também já foi adotada no exterior, em praias da Argentina. É preciso saber como agir para efetivamente contribuir com o reencontro de pais e filhos.

Ao se deparar com uma criança perdida, o ideal é colocá-la em local alto para que os pais que estão a sua procura possam vê-la melhor (nos ombros, por exemplo). Depois, as pessoas que estão próximas ao pequeno devem bater palmas continuamente e aguardar a chega dos pais.

Porém, não adianta banhistas distantes da criança baterem palma também, pois isso dificultará a sua localização. As palmas devem ser concentradas onde está o pequeno. Falar, em alto e bom som, o nome da criança enquanto bate palma também ajuda.

+Cerca de 200 mil vão ganhar até 65% de desconto na conta de luz em SP

Criança perdida: como evitar?

A prevenção é o melhor caminho. Portanto, é essencial manter a atenção na criança durante todo o tempo e não deixar que elas se afastem sozinhas para ir ao mar ou comprar algo em uma barraca, por exemplo.

De todo modo, vale mostrar ao pequeno um ponto de referência para que ele possa identificar de maneira mais fácil onde estão. Não é difícil se perder em meio a tantos guarda-sóis na faixa de areia. Portanto, veja se existe um prédio na direção ou mesmo uma barraca para tomar como base. Confira outras ações indicadas:

  • coloque uma pulseira de identificação na criança com o seu contato. Os itens costumam ser fornecidos pela Guarda Municipal ou por Salva-Vidas, mas podem ser ser comprados na internet;
  • combine um ponto de encontro, assim a criança pode se direcionar até ele e aguardar a chegada dos pais, caso se perca (pode ser o posto salva-vidas, uma barraca, um quiosque, etc);
  • vista as crianças com roupas com cores chamativas para que possa se destacar entre a multidão;
  • ensine os pequenos a bater palma quando não conseguir enxergar os pais; e
  • caso note o desaparecimento, comunique imediatamente a Guarda Civil, Bombeiros, Salva-Vidas e Policiais Militares presentes no local.

+Veja como combater a Dengue; Aumento de chuva no verão exige atenção redobrada

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.