Covid-19: uso de máscara não é mais obrigatório em área aberta no Estado de SP

Uso do item de proteção contra a Covid-19 continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. Entenda!

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 09/03/2022, às 16h36

Divulgação

Após o Rio de Janeiro liberar os cidadãos do uso da máscara contra Covid-19 em espaços abertos e fechados, o Estado de São Paulo flexibilizou a exigência do item de proteção. A partir desta quarta-feira, 9 de março de 2022, não é mais obrigatório andar pelas ruas ou permanecer em áreas abertas com a máscara facial. A medida tem abrangência em todo o território paulista e vale para todo ambiente aberto.

O acessório é item indispensável no cotidiado das pessoas há mais de dois anos, quando começou a Pandemia do coronavírus. Mais de 6 milhões de pessoas perderam suas vidas em todo o mundo por conta da propagação da doença Covid-19. Desse total, morreram 653.134 só no Brasil. Porém, segundo o Governo de SP, houve redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês no Estado.

A iniciativa de tornar o uso da máscara opcional foi baseada em análises de especialistas que compõem o Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O decreto que permite a flexibilização foi publicado hoje, em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Os paulistas podem optar por continuar utilizando o item de proteção, mas moradores e turistas estão desobrigados de usar máscara contra Covid-19 em qualquer espaço aberto, entre eles:

O uso continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

LEIA TAMBÉM:
+Liberação de R$ 100 milhões em créditos para empresas em SP? Saiba quem pode receber
+São Paulo libera 100% de ocupação em estádios de futebol e eventos culturais

Rio de Janeiro não exige mais uso de máscara

O item de proteção contra Covid-19 não era exigido no Rio de Janeiro em locais abertos desde outubro de 2021, mas a população ainda se divide, com boa parte mantendo o hábito nas ruas. Porém, desde ontem (8), moradores e turistas em visita à cidade maravilhosa podem circular em locais abertos e também nos fechados sem estar com a máscara no rosto. A decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em sua rede social:

Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação. pic.twitter.com/T2ncXcjfG5

— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 7, 2022

A liberação vale para a entrada e a permanência em estabelecimentos públicos e privados. Conforme decreto divulgado pelo chefe do executivo municipal, fica desobrigado o uso até mesmo dentro de transportes públicos. As melhoras sucessivas no cenário epidemiológico da doença no RJ permitem o fim da obrigatoriedade, segundo o governo local.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil

Leia também

Operação da Polícia Federal combate quadrilha organizada em extração de madeira
Detran de São Paulo permite parcelar multas e débitos do veículo em 18x
São Paulo libera 100% de ocupação em estádios de futebol e eventos culturais
Liberação de R$ 100 milhões em créditos para empresas em SP? Saiba quem pode receber
Cresce inadimplência em São Paulo e atinge o maior nível desde 2019; Entenda