O feriado nacional do Dia do Trabalho é comemorado no país em 1º de maio; data é celebrada em homenagem à luta por melhores condições e direitos
Jean Albuquerque Publicado em 26/04/2023, às 13h20
O feriado do Dia do Trabalho é comemorado no Brasil em 1º de maio de cada ano. Essa data é celebrada em homenagem aos trabalhadores e à luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.
A folga é reconhecido nacionalmente e a maioria das empresas e instituições públicas param suas atividades nesse dia. Além disso, é comum ocorrerem manifestações e protestos em defesa dos direitos trabalhistas e das políticas sociais.
+ Governo bate o martelo e estipula novo valor para Pis/Pasep 2023 em maio
No Feriado Nacional há algumas mudanças no funcionamento de estabelecimentos e serviços. Em geral, órgãos públicos e empresas fecham nesse dia, mas serviços essenciais permanecem em funcionamento. Veja o que abre e fecha no país:
Em caso de dúvidas, é recomendável verificar as informações específicas de cada estabelecimento ou serviço antes de sair de casa no feriado.
O Dia do Trabalho tem sua origem nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos sociais. A data foi escolhida em homenagem aos trabalhadores que morreram em uma manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886, em uma greve por redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Desde então, a data passou a ser celebrada em diversos países do mundo, para relembrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos sociais. No Brasil, o Dia do Trabalho foi instituído como Feriado Nacional em 1925, durante o governo de Artur Bernardes.
Atualmente, o Dia do Trabalho é uma data importante para reforçar a valorização do trabalho e dos trabalhadores, além de destacar a importância da luta por melhores condições de trabalho e direitos sociais em todo o mundo.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil