MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Dia do Trabalho é feriado nacional? Saiba como surgiu a data comemorativa

Em 1º de maio, o Brasil e muitos outros países ao redor do mundo celebram o Dia do Trabalho. Você sabe como surgiu essa data e qual é o seu significado?

Notas de cem ao lado de calendário
Notas de cem ao lado de calendário - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/04/2023, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No dia 1º de maio, o Brasil e muitos outros países ao redor do mundo celebram o Dia do Trabalho, uma data que é reconhecida como feriado nacional por aqui. Mas você sabe como surgiu essa data comemorativa e qual é o seu significado? A origem do Dia do Trabalho remonta ao final do século XIX, em meio a um contexto de lutas e reivindicações.

Na época, as condições de trabalho eram precárias, os salários eram baixos e os trabalhadores enfrentavam jornadas extenuantes, que muitas vezes chegavam a 16 horas diárias, sem direitos trabalhistas e sem qualquer tipo de proteção social.

Em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, ocorreu uma grande manifestação com milhares de trabalhadores reivindicando melhores condições de trabalho. No entanto, a manifestação foi reprimida pela polícia, resultando em confrontos violentos, conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Como resultado, ocorreram prisões e julgamentos de líderes sindicais, alguns dos quais foram condenados à morte. Em homenagem aos trabalhadores que lutaram por seus direitos em Chicago, a Segunda Internacional Socialista, uma organização internacional que reunia partidos e sindicatos de trabalhadores, estabeleceu o dia 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em 1889.

A data foi escolhida como uma forma de manter viva a memória dos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho e como uma oportunidade de continuar a luta por direitos trabalhistas em todo o mundo.

+Mercado de trabalho: empresas são obrigadas a incluir dados sobre raça e etnia

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalho foi oficialmente instituído como feriado nacional em 1924, durante o governo do presidente Arthur Bernardes. Anos antes, em 1917, houve na cidade de São Paulo uma das maiores greves gerais já registradas no país. Com a força adquirida pelo movimento dos trabalhadores, Bernardes adotou o dia 1º de maio, como feito em outros países.

A data foi adotada pelo país como uma forma de reconhecer a importância do trabalho na construção da sociedade e como uma maneira de celebrar as conquistas dos trabalhadores em sua luta por direitos e melhores condições de vida e trabalho.

+Pesquisa indica quais hard skills serão mais relevantes na hora de buscar vaga de emprego

Feriados nacionais em 2023

O calendário de 2023 indica nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, conforme prevê a Portaria ME 11.090, de dezembro de 2022. Já se passaram seis datas. Portanto, ainda restam 8 feriados ou pontos facultativos. São eles:

  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 8 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.