Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de outubro; consumidores não pagarão taxa extra na conta de luz
Jean Albuquerque Publicado em 01/10/2023, às 09h42
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de outubro, isso significa que os consumidores brasileiros não pagarão taxa extra na conta de luz.
Segundo a Aneel, a bandeira foi mantida por conta da melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Essas condições tem custo baixo em comparação às outras fontes de energia. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022.
A expectativa da Aneel, de acordo com publicação da Agência Brasil, é a de que a tarifa de energia não sofra nenhum acréscimo até o final deste ano. Vale destacar que a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que consiste na malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
+ Recebe o Bolsa Família? NOVO benefício do Governo ZERA prestações do Minha Casa Minha Vida
A bandeira tarifária na conta de energia elétrica no Brasil é um sistema de sinalização que indica as condições de geração de energia no país e seu impacto nas tarifas. Ela é dividida em três cores: verde, amarela e vermelha, cada uma representando um cenário diferente.
A decisão sobre qual bandeira será aplicada em um determinado mês é tomada pela Aneel com base em fatores como nível dos reservatórios das hidrelétricas, condições climáticas, disponibilidade de usinas termelétricas, entre outros.
Os consumidores podem acompanhar a bandeira tarifária do mês na conta de energia elétrica e também nos meios de comunicação. Ela serve como um alerta para incentivar o consumo consciente de energia, especialmente nos períodos em que as condições de geração são mais desafiadoras e os custos mais elevados.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil