A votação das eleição em Itatiaia começam uma hora mais cedo. O candidato eleito assume em 1º de abril e fica no cargo até 31 de dezembro de 2024
REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 09/03/2022, às 19h19
A população de Itatiaia no Rio de Janeiro terá um domingo diferente do resto do país. Os eleitores da cidade vão às urnas neste domingo (13) para a eleição suplementar de prefeito e vice-prefeito. A data é definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A eleição em Itatiaia, originalmente estava marcada para 12 de setembro, mas foi suspensa por liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), decisão que o próprio STF reverteu recentemente.
Mais de 25.000 eleitores estão elegíveis para votar. Devido à pandemia de Covid-19, a votação começará uma hora mais cedo, às 7h e seguirá até as 17h, e não haverá biometria. Além disso, documentos oficiais de identificação com foto serão mostrados para os mesários com distância. O uso de máscara é obrigatório.
O novo prefeito e vice-presidente eleito nas eleição em Itatiaia assumem em 1º de abril e ficam no cargo até 31 de dezembro de 2024. Os candidatos são Adalberto Luiz Bisol (PDT), Bruno Diniz (Solidariedade), Fabíola Suarez (PSOL), Irineu Nogueira (PTB) e Silvano Rodrigues da Silva (PTC), conhecido como "Vaninho".
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, com maioria dos votos, anular a eleição majoritária para o governo municipal de 2020 sob o argumento de que, se empossado, o candidato Eduardo Guedes (PSC) cumpriria um terceiro mandato consecutivo, contrariando as regras estabelecidas no parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal.
Após a decisão do TSE, Imberê Moreira Alves (PRTB) assumiu o cargo interinamente, mas foi afastado por suposta improbidade administrativa. Com o afastamento, o então presidente da Câmara Municipal Silvano Rodríguez da Silva (PSC) passou a liderar a prefeitura.
Depois da realização de uma nova eleição para presidir a Câmara de Vereadores de Itatiaia em 2021, a prefeitura passou a ser comandada interinamente pelo vereador Thiago Rodrigues Moreira (DEM).
* Com Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil