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Empresas de telemarketing terão prefixo IGUAL a partir de hoje (10). Aprenda a identificar

A partir de hoje (10), empresas de telemarketing serão obrigadas a usar prefixo IGUAL para facilitar identificação de ligações comerciais

A partir desta quinta-feira (10), empresas de telemarketing serão obrigadas a usar prefixo IGUAL
A partir desta quinta-feira (10), empresas de telemarketing serão obrigadas a usar prefixo IGUAL - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/03/2022, às 17h54 - Atualizado em 10/03/2022, às 08h59

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Quem nunca recebeu aquela ligação inconveniente que precisou parar alguma atividade durante o dia e ao atender a uma ligação era uma propaganda? A partir de hoje (10) as empresas de telemarketing terão prefixo IGUAL após grande número de reclamações de usuários. Aprenda a identificar. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o grande número de reclamações foi o principal motivo para a criação do projeto. Só para se ter uma ideia, entre fevereiro de 2021 e janeiro deste ano, foram quase 17 mil quinhentos registros solicitando ao serviço de cadastro para não receber ligação. No entanto, a funcionalidade se mostrou insuficiente diante da alta demanda.

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Prefixo 0303 - Ligação indesejada nunca mais!

Os consumidores passarão, com a aplicação da medida, a identificar aquela ligação indesejada. É que as operadoras de telemarketing têm 90 dias para se adaptarem e passar a usar o prefixo IGUAL, o código 0303 no início do número. O intuito é facilitar a identificação dos consumidores e evitar estresse. 

A medida servirá especificamente para as ligações comuns por telefone para oferta de produtos e serviços, o telemarketing ativo. Não entram na regra os pedidos de doações e cobranças. As redes de comunicação devem permitir que o número apareça no visor do aparelho do usuário. As operadoras vão ter que realizar o bloqueio preventivo se o cliente pedir.

Segundo o assessor da Gerência de Certificação e Numeração da Anatel, Secundino Lemos, o procedimento pode ajudar a identificar os maus usuários do telemarketing e, consequentemente, barrá-los. 

No caso do recebimento de ligações comerciais não identificadas após a implantação do código 0303, o consumidor pode fazer uma denúncia à operadora de telefonia. As empresas de telemarketing que desrespeitarem a norma podem ser advertidas, multadas e até excluídas do sistema.

* Com Agência Brasil 

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