Confira os temas mais cobrados em Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 05/01/2021, às 10h58 - Atualizado às 11h04
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) será aplicado em todo o Brasil nas próximas semanas e, com isso, muitos estudantes ficam ansiosos tentando otimizar os estudos para finalizar a preparação para a prova. Vale destacar que o Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, enquanto o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com levantamento realizado pelo SAS Educação, que considera as questões das provas de 2009 a 2019, confira os temas mais cobrados em diversas disciplinas.
As questões relacionadas ao tema "Mecânica" são as mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, com 31,4%. "Eletricidade e Energia", (24,8%), "Ondulatória'' (19%), "Termologia" (15,9%) e "Óptica" (9%) completam a lista dos cinco assuntos mais frequentes nesta disciplina.
Em Química, questões de "Físico-Química" aparecem em primeiro lugar (27,3%), seguidas por "Química Geral" (25,4%), "Química Orgânica" (18,9%), "Meio Ambiente (10,8%)" e "Energia" (7%). Já em Biologia, "Humanidade e Ambiente" (17,3%), "Citologia" (12,5%), "Histologia e Fisiologia" (11,7%), "Biotecnologia" (7,9%) e "Fundamentos da Ecologia" (7,6%) são os temas mais cobrados.
As questões relacionadas ao tema "Idade Contemporânea" são as mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, com 19,8%. "Brasil Colônia" (12,6%), "Brasil Império" (11,9%), "História Política" (9,1%) e "Patrimônio Histórico-Cultural e Memória" (7,5%) completam a lista dos cinco assuntos mais frequentes nesta disciplina.
Em Geografia, questões de "Geografia Agrária" aparecem em primeiro lugar (17,6%), seguidas por "Meio Ambiente" (17,1%), "Questões Econômicas e Globalização" (12,6%), "Geografia Urbana" (10,3%) e "Geografia Física" (10%).
As questões relacionadas ao tema "Ética e Justiça" são as mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, com 20,1%%. "Filosofia Antiga" (14,9%), "Natureza do Conhecimento" (11,9%), "Democracia e Cidadania" (11,9%) e "Filosofia Contemporânea" (11,9%) completam a lista dos cinco assuntos mais frequentes nesta disciplina.
Em Sociologia, questões sobre "Mundo do Trabalho" aparecem em primeiro lugar (20,7%), seguidas por "Ideologia" (13,3%), "Cultura e Indústria Cultural" (12,6%), "Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa" (11,9%) e "Cidadania" (10,4%).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, divulgou a cartilha de redação do Enem 2020, documento que explica a redação da prova. Nesta edição, são 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.
Confira a cartilha do participante - redação do Enem 2020 anexada na página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.