Enem 2022: as inscrições para o SiSU estão ABERTAS

As inscrições para o SiSU vão ficar abertas até o dia 24 de fevereiro. São mais de 200 mil vagas disponíveis em todo o país

Victoria Batalha   Publicado em 16/02/2023, às 06h59 - Atualizado às 07h09

Agência Brasil

A espera acabou! Abriram nesta quinta-feira, 16, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O processo seletivo ficará aberto até o dia 24 de fevereiro e está ofertando 222.145 vagas. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e que tiveram uma nota maior do que zero na redação. 

Para participar, o estudante deve acessar o link www.acessounico.mec.gov.br e colocar as informações de login necessárias. 

Como se inscrever no SiSU

1º passo: quando abrir a página do SiSU, aperte o botão “fazer inscrição” e depois em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro";

2º passo: confirme os dados para o SiSU ter uma forma de entrar em contato com você. Será possível alterar essas informações a qualquer momento depois;

3º passo: clique em “minha inscrição” e aqui você poderá escolher duas opções de curso. É nessa aba que o candidato pode acompanhar todo o processo de inscrição. Para dar início é preciso clicar em “fazer inscrição da 1ª opção”;

4º passo: também é possível fazer uma pesquisa sobre as vagas a partir do nome da instituição, curso ou município. É recomendado que o candidato consulte a quantidade de vaga ofertadas por curso e por modalidade e as regras do processo seletivo de cada instituição, como notas mínimas ou regulamento das cotas sociais.

Ao clicar na parte de cursos, o aluno também vai ter mais detalhes e modalidade que estão disponíveis. Fique atento a essa parte, escolha uma das opções e clique em “escolher essa modalidade”. Em caso de uso de cotas, preste atenção aos documentos que serão exigidos para a matrícula;

5º passo: para confirmar, confira se escolheu tudo como o planejado, documentação, vaga, modalidade, etc. Então clique em “confirmar minha inscrição”. Após isso, será possível acompanhar a inscrição e mudar de opções enquanto o SiSU estiver aberto.

Lembrando que no primeiro momento não há notas de corte disponíveis, que só poderão ser acessadas no segundo dia da abertura do SiSU. Com essa nota de corte, é possível que o candidato acompanhe as notas dos cursos e sua classificação parcial durante o período de inscrição, que encerra dia 24 de fevereiro.

Outro ponto importante para lembrar é que quando o prazo de inscrição acaba, o que fica válido são as duas últimas opções salvas.

As instituições de ensino superior que estão com vagas abertas no SiSU podem adotar notas mínimas ou médias mínimas para inscrições em seus cursos. Por isso, caso a nota não seja suficiente, o sistema irá emitir uma mensagem informando o problema. 

O Enem é a principal porta de entrada para os estudantes no ensino superior. A nota também podem ser usadas em outros processos seletivos, como Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Vagas

Na primeira edição do SiSU estão sendo ofertadas 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas do ensino superior, sendo 63 universidades federais. São 6.402 cursos de graduação oferecidos para estudantes de todo o país.

No site é possível que o estudante veja quais as vagas estão disponíveis por modalidade de concorrência, turnos, cursos, localização e instituições. Além disso, o candidato pode acessar na íntegra o documento de adesão de cada instituição participante. 

O resultado da primeira chamada do SiSU ficará disponível no dia 28 de fevereiro.

Calendário SiSU 2023

Sisu Enem 2022

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.