MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Resultado Enem 2022: saiu a nota final

O Ministério da Educação adiantou para esta quinta-feira (9) o resultado das notas do Enem 2022, que já se encontram disponível. Confira todos os detalhes

Já é possível acessar o resultado das notas do Enem 2022
Já é possível acessar o resultado das notas do Enem 2022 - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/02/2023, às 07h01 - Atualizado às 07h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2022 foi antecipado e divulgado HOJE (9). Segundo informações do Ministério da Educação (MEC). A antiga data para que as notas fossem liberadas seriam no dia 13 de fevereiro. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes que terminaram a educação básica e é uma das principais formas de entrar na educação superior no Brasil, com o auxílio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou em instituições privadas com o Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições para o SiSU irão abrir no dia 16 de fevereiro.

Muitas instituições públicas ou privadas usam o Enem para selecionar os candidatos, sendo como critério único ou uma forma de complementar o processo seletivo. As notas também podem ser usadas como parâmetro para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos para instituições de ensino superior em Portugal

Como consultar a nota

Para poder saber o resultado da nota, o estudante deve acessar o link enem.inep.gov.br/participante. Em seguida clique na opção "Resultado do Enem", coloque o CPF e a data de nascimento nos campos indicados. E por fim, clique em "Consultar resultador". 

O SiSU ficará aberto entre os dias 16 e 24 de fevereiro e não foi adiantado pelo MEC. O lista de aprovação para a primeira chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro.

Para chegar ao resultado da nota do Enem é utilizado o método da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Por conta desse método, não é possível que você mesmo saiba quanto tirou no exame conforme o número de questões que foram acertadas. 

Mesmo que um candidato acerto a mesma quantidade de questões de outro, as notas podem ser diferentes. Isso acontece porque o TRI avalia o nível de dificuldade e número de acertos e erros de cada questões. Se um estudante acertar as questões mais difíceis e errar as mais fáceis, o método vai considerar que o candidato chutou as questões, desta forma, a nota será menor em relação a alguém que acertou mais fáceis e errou as questões mais difíceis. 

O método TRI também é chamado de “antichute” por causa disso.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.