O MEC liberou para consulta as vagas disponíveis no SiSU, porém, estudantes só poderão se inscrever entre os dias 16 a 24 de fevereiro
Victoria Batalha Publicado em 01/02/2023, às 09h09 - Atualizado às 09h14
A data de abertura do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi adiantada pelo Ministério da Educação (MEC) para os dias 16 a 24 de fevereiro. Porém, já é possível consultar as vagas disponíveis desde o dia 30 de janeiro no site.
A primeira abertura do SiSU de 2023 vai ofertar 6.402 cursos de graduação em 128 instituições públicos (sendo 63 universidades federais). Ao todo serão 226.399 mil vagas oferecidas para estudantes em todo o país.
Jovens que prestaram o Enem 2022 e que tiverem interesse, já podem acessar o site e visualizar as vagas disponíveis por modalidade e concorrência, turnos, cursos, instituições e a localização. Além disso, podem também acessar o documento de adesão de cada instituição de ensino que estão participando da edição deste ano do SiSU.
+++ Enem 2023 já tem data para ocorrer; veja cronograma e datas das provas
Para poder se candidatar as vagas disponibilizadas pelo SiSU é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e ter tirado uma nota acima de zero na redação da prova. Lembrando que estudantes treineiros não podem participar.
O estudante poderá escolher até duas opções de curso, podendo ser o mesmo curso em instituições diferentes ou cursos diferentes. Também é necessário escolher se você vai se candidatar para ampla concorrência ou para alguma das vagas de ações afirmativas (cotas).
Os cotistas podem ser estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolar públicas e que atendam os critérios de renda ou que sejam autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou que possuam algum tipo de deficiência. É importante ressaltar que as universidades podem adotar procedimentos próprios para a comprovação de autodeclaração.
Estudantes que queiram se candidatar para o Programa de Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Já os estudantes com interesse no Fies, o processo seletivo ficará disponível nos dias 7 a 10 de março no Portal de Acesso Único.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.