MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Enem 2022: SiSU vai oferecer mais de 200 mil vagas

São mais de 70 instituições de ensino superior público que vão ofertar vagas no SiSU deste ano; Confira TODOS os detalhes

São mais de 200 mil vagas disponíveis
São mais de 200 mil vagas disponíveis - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/01/2023, às 08h03 - Atualizado às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vão poder se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março deste ano. Podem participar estudantes que já concluíram o ensino médio e não zeraram a redação. O SiSU deste ano vai ofertar mais de 220 mil vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas, como as universidades estaduais e federais.

O SiSU é a porta de entrada para a maioria das instituições de ensino público no Brasil. É uma maneira de unificar o ensino e também o acesso às vagas, sem haver a necessidade dos estudantes realizar vários vestibulares ou deslocar-se para se candidatar. 

Os estudantes são escolhidos através das notas e número de vagas disponibilidades.  As inscrições para o SiSU deste ano serão entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. O resultado está previsto para o dia 7 de março. Porém, cada instituição é responsável pela publicação dos classificados, além de terem editais próprios e informações sobre os horários e locais sobre a data da matrícula.

+++ Enem 2023 já tem data para ocorrer; veja cronograma e datas das provas

Esta é a abertura para o primeiro semestre nas universidades públicas. No SiSU do ano passado, foram ofertadas 65 mil vagas para 73 instituições em todo o país. 

Como é feita a correção do Enem 2022

O gabarito oficial do Enem foi publicado no dia 23 de novembro de 2022. Porém, mesmo com o gabarito em mãos, não é possível saber a nota  da prova, isso porque o exame usa um método “antichute”, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Por exemplo, mesmo que dois candidatos acertem a mesma quantidade de questões, as notas podem ser diferentes. Isso porque é avaliado a dificuldade, número de acertos e erros de cada questão.

Então, se um estudante acertar as questões mais difíceis e erre as mais fáceis, o TRI vai interpretar que o candidato chutou as questões, assim sua nota será menor em relação ao estudante que acertou as questões mais fáceis.

O resultado oficial das notas do Enem 2022 ficará disponível no dia 13 de fevereiro.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.