Entidade de bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso; Saiba como participar

Além de negociar as dívidas, o mutirão irá oferecer um conteúdo de educação financeira para os consumidores

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 05/03/2022, às 13h25

Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (07), inicia o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira para que os consumidores possam negociar suas dívidas com os bancos. A iniciativa é organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o Brasil e será feita até o dia 31 de março. 

Segundo as entidades, o Mutirão tem o objetivo oferecer a oportunidade para as pessoas negociarem as dívidas atrasadas e ainda terem acesso ao conteúdo sobre educação financeira. 

Na página do Mutirão, é possível fazer uma prévia da negociação, a partir de segunda, e o o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

Na página do mutirão, o consumidor encontra também ferramentas que permitem, por exemplo, consultar suas dívidas, como o sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).

Para aderir ao mutirão, o consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma ConsumidorGovBr, ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos. O banco tem o prazo de dez dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.

A Febraban destaca que o alvo da campanha são as pessoas físicas  que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e que as dívidas tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

“O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio orçamentário das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, disse, em nota, Isaac Sidney, presidente da Febraban.

*com informações da Agência Brasil

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