Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Etecs

O Vestibulinho das Etecs é para a entrada de 2023.2, a edição desse semestre traz duas novidades de cursos técnicos disponíveis

Victoria Batalha   Publicado em 04/04/2023, às 09h01 - Atualizado às 09h08

Divulgação/Roberto Sungi

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas e Estaduais (Etecs). O processo seletivo é para a entrada do segundo semestre deste ano e conta com mais de 20 cursos de presenciais gratuitos e opções de educação à distância.

As inscrições devem ser feitas no site da instituição até as 15 horas do dia 8 de maio e exclusivamente pelo site da instituição (www.vestibulinhoetec.com.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 33. Os candidatos que entraram com pedido de redução na taxa poderão se inscrever a partir do dia 18 de abril. 

O Vestibulinho das Etecs é para o segundo semestre de 2023 e está ofertando mais de 44 mil vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes do segundo módulo, na modalidade presencial, semipresencial e online. Todas as vagas são para o estado de São Paulo

+++ Vestibular Fatecs: aberto o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

O Centro Paulo Souza (CPS) também anunciou uma novidade, para o próximo semestre, entrará em vigor dois novos cursos técnicos: Viticultores e Enologia, que vai contar com 40 vagas para o turno noturno e será oferecido na Etec Benedito Storani, de Jundiaí. Além disso, também terá vagas para técnico em Veterinária, na Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales, com 40 vagas para também no período da noite. 

Além disso, o Vestibulinho das Etecs oferece cinco novas especializações técnicas durante o período noturno, sendo:

Mais de 39 vagas são para as habilitações técnicas, nas modalidades presencial e semipresencial.

Também está se oferecido mais de 80 opções para cursos técnicos, com duração de três a quatro semestres, nos eixos de formação: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. 

Já para a modalidade online, ensino à distância (EaD), são 3.900 vagas para os cursos técnicos: Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Guia de Turismo, Secretariado e Transações Imobiliários. 

Para poder concorrer nas vagas disponíveis para os cursos técnicos nas três modalidades, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, ou o equivalente, apresentando o certificado de conclusão ou a declaração que está matriculado a partir da segunda série. Para mais informações, pode acessar a página 2 da portaria. 

Já para Especialização Técnica, são 10 opções de cursos para 1.115 vagas, sendo 455 para o modelo presencial e 660 onlines. Para poder se candidatar, é preciso ter concluído o ensino médio e ter cursado integralmente o ensino técnico associado ao curso de especialização. 

Em relação às vagas remanescentes do segundo módulo, a oferta acontece conforme a disponibilidade de cada Etec. Estão contempladas os cursos técnicos de Automação Industrial, Comércio, Desenho de Construção Civil e Edificações. 

Para se candidatar é preciso estar cursando a terceira série do ensino médio ou ter concluído, comprovar experiência profissional na área do curso através de uma avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo. 

Como se inscrever para o Vestibulinho Etec

Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da instituição, www.vestibulinhoetec.com.br entre os dias 4 de abril até às 15 horas do dia 8 de maio. O candidato precisa preencher a ficha de inscrição disponível no menu “área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. 

É necessário fazer o pagamento da taxa no valor de R$ 33 em qualquer agência bancária, internet, aplicativo bancário ou pela ferramenta que está disponível no site oficial do processo seletivo, com o cartão de crédito. O pagamento deve ser efetuado até o dia 8 de maio. 

As informações devem ser preenchidas pelo candidato ou por um representante legal caso o candidato seja menor de 16 anos. As Etecs também disponibilizam computadores e acesso à internet para realizar as inscrições. 

Candidatos que possuam alguma deficiência e vão precisar de condições especiais para realizar prova, devem informar na ficha de inscrição eletrônica e também encaminhar o laudo médico emitido por um especialista, que precisa constar o tipo e grau da necessidade. 

Já os interessados transgêneros que queiram ser atendidos pelo nome social, devem informar o nome social completo no ato de inscrição, no campo específico. Se o candidato não colocar essa informação no momento, não será possível solicitar a inclusão depois.

São Paulo Vestibulinho Etec

Sobre ETEC - Escolas Técnicas Estaduais

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O Vestibulinho ETEC é uma das mais populares e concorridas provas entre os estudantes de nível fundamental, sendo basicamente destinada àqueles que queiram cursar o ensino técnico e médio.