Cerca de 1 milhão de estudantes estão endividados com o FIES. Banco do Brasil e Caixa estão fazendo renegociação com descontos de até 92%; confira
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 16/03/2022, às 18h31
Quase 1 milhão de estudantes brasileiros têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão fazendo renegociações com descontos de até 92%. O prazo para renegociação das dívidas do FIES vai até o dia 31 de agosto deste ano.
O Coordenador-Geral de Concessão e Controle do Fies, Rafael Tavares, explica que o objetivo de conceder o desconto nas dívidas do financiamento é reduzir a inadimplência do programa e retirar os nomes negativos dos alunos dos sistemas financeiros. No entanto, para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os alunos devem pagar pelo menos a primeira parcela negociada, com pagamento mínimo de R$ 200.
+++IRPF 2022: saiba qual é o público que não precisa declarar o Imposto de Renda
Os estudantes que assinaram o contrato do Fies antes de 2017 e está com mais de 90 dias de atraso, além dos 12% no valor principal devido, tem desconto nas taxas e multas, ao fazer pagamento à vista. No caso de parcelamento, o valor é dividido em até 150 parcelas sem juros e multa.
Para os alunos que estão com mais de 360 dias de atraso no contrato, o pagamento pode ser dividido da seguinte forma: desconto de até 92% para alunos beneficiários pelo auxílio emergencial ou matriculados no Cadastro Único do Governo em 2021 para pagamentos à vista ou em 10 parcelas. Estudantes fora desses critérios recebem um desconto de 86,5% no pagamento integral ou em 10 vezes.
Para verificar as condições completas de renegociação, os alunos que fizeram contrato com a Caixa Econômica devem acessar o site.
Quem firmou contrato de financiamento com o Banco do Brasil deve verificar as condições de renegociação através do aplicativo da instituição bancária.
* Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil