Saber como investir o dinheiro da rescisão trabalhista ajuda o profissional a passar por esse período tão difícil até a realocação no mercado de trabalho
JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 01/02/2022, às 17h21
Uma demissão pega o trabalhador de surpresa e muitos deles não estão programados financeiramente para ficar sem aquela renda esperada todos os meses. Até conseguir uma nova fonte de renda, o trabalhador não terá receitas. Saber como investir o dinheiro da rescisão trabalhista ajuda o profissional a passar por esse período tão difícil até a realocação no mercado de trabalho.
A partir do tempo de trabalho, o desempregado tem direito a um bom montante. Porém é necessário pensar com cautela sobre o que fazer com os valores. Saber o que fazer com o dinheiro a receber dependerá do motivo da demissão e do regime de contratação.
+ Projeto de lei proíbe demissão de servidores públicos da área de educação durante pandemia
Quando o trabalhador era contratado pelo regime da CLT pode ter o contrato de trabalho rescindido por diversos motivos, o que vai impactar no valor total a ser recebido da rescisão trabalhista. No caso do trabalhador dispensado por justa causa, ele tem direito a receber o saldo de salário, adicionado às férias simples e vencidas. Já aqueles que são dispensados sem justa causa, devem receber o aviso prévio proporcional, férias simples, férias vencidas em dobro, férias proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional e FGTS com a indenização de 40% do valor.
Logo após receber o montante da rescisão trabalhista, o trabalhador pode separar uma quantia que possa cobrir as despesas por seis meses, além de realizar uma aplicação com alta liquidez, com curto prazo e pouca flutuação. Neste caso, os Fundos DI ou fundos de renda fixa podem ser uma ótima opção.
Algumas aplicações não rendem tanto quanto como muitos pensam. Se escolher por essa opção e optar por sacar os valores antes do aniversário da poupança, perde-se dinheiro. Veja algumas opções:
Nesses tipos de investimentos, o trabalhador pode resgatar o dinheiro a qualquer momento, tendo um bom retorno positivo. Embora com a realização dos investimentos você precisará pagar o Imposto de Renda sobre os rendimentos de forma regressiva. Quanto maior o tempo de investimento, menor o valor a ser cobrado. A alíquota varia de 22,5%, para investimentos de até 180 dias (seis meses), até 15%, para aplicações acima de 720 dias (dois anos).
Muitos trabalhadores aproveitam a oportunidade para usar o montante da rescisão trabalhista para montar o próprio negócio. Porém é necessário avaliar e estudar o mercado no qual se presente investir. Bem como formalizar o próprio negócio, escolher o tipo de empresa, o regime de tributação, preparar a papelada, registrar o contrato social na Junta Comercial, entre outras medidas, são ações necessárias para abrir qualquer negócio.
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos
Sociedade Brasil