Criminosos tentam enganar usuários do sistema Valores a Receber do BC para enganar e roubar dados; Veja detalhes e saiba como se proteger do golpe
Jean Albuquerque Publicado em 09/01/2023, às 17h44
Criminosos tentam enganar e roubar dados dos usuários do Valores a Receber do BC (Banco Central). A Polícia Federal alertou sobre o caso neste domingo (8). O delito acontece por meio das redes sociais.
Segundo a PF, aproveitando do anúncio do BC em tem na nova fase — que segue sem previsão — a inclusão de herdeiros, os estelionatários têm enviado mensagens pelo WhatsApp com a promessa da realização de saques imediatos do dinheiro esquecido em contas bancárias por meio do PIX.
+ Tutinha pede renúncia da presidência da Jovem Pan, informa portal
Para passar a impressão de que se tratava de algo real, os golpistas usavam a assinatura do Banco Central e prints falsos com outras pessoas afirmando que o procedimento era seguro.
Após clicar na mensagem enviada pelos criminosos, as vítimas são direcionadas para o preenchimento de um formulário no qual solicita os dados da vítima, como nome completo e CPF.
Ao preencher os dados, os usuários eram informados que possuíam o valor de R$ 1.915 a receber. A PF explicou que o valor era fixo e aparecia para todas as vítimas. Os criminosos solicitaram no formulário uma chave pix e uma senha, eles as instruíam a compartilhar o link do golpe com contatos para que todos pudessem receber o dinheiro prometido.
O porta-voz da Polícia Federal em Pernambuco, Giovanni Santoro, ouvido pelo UOL, afirmou que os golpistas poderiam abrir contas correntes em bancos, com os dados fornecidos pelos usuários, além de ter acesso ao cartão de crédito e o cheque especial das vítimas, podendo abrir empresas fantasmas ou realizar compras pela internet.
O link, segundo o porta-voz da PF, também poderia fazer com que celulares fossem invadidos, fazendo com que os estelionatários pudessem se passar pelas vítimas e fazer outros golpes.
Santoro afirmou ainda que sendo vítima de um golpe como esse, a vítima deve procurar a Polícia Civil do estado que vive para registrar a ocorrência. Vale lembrar que o sistema Valores a Receber segue suspenso e o BC não deu previsão para a próxima fase.
Neste caso, nenhum contato é realizado por meio do WhatsApp e nem SMS, o único link oficial para saber se há dinheiro esquecido nas contas é o site: https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
O Banco Central ressalta, ainda, que o sistema que foi liberado em fevereiro de 2022, foi suspenso em maio deste ano após a greve dos servidores do órgão e o cronograma de melhorias do sistema foi adiado.
O BC diz ainda que será informado em "breve" as informações sobre valores de falecidos para novas consultas e resgate de saldos. Mas ainda não há uma data prevista para a reabertura do sistema.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil