Debate realizado nesta quinta-feira (9) pelo centro de estudos da Câmara dos Deputados discute impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho
Jean Albuquerque Publicado em 09/11/2023, às 17h42
O Governo Federal tem estudado os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Um exemplo disso é o debate promovido nesta quinta-feira (9) pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).
O evento foi realizado nesta manhã e teve como objetivo embasar o estudo sobre inteligência artificial, automação do trabalho e empregabilidade, relatado pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ).
O debate reuniu especialistas de diversas áreas, incluindo pesquisadores, empresários e representantes do governo. Entre os temas que serão abordados estão:
O estudo que está sendo elaborado pelo deputado Helio Lopes deve fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que ajudem a mitigar os impactos negativos da automação e a aproveitar os benefícios da inteligência artificial para a geração de emprego e renda.
+ Brasil enfrenta onda de calor histórica: temperatura média bate recorde pelo quarto mês seguido
A inteligência artificial é uma tecnologia que está revolucionando diversos setores da economia, incluindo o mercado de trabalho. A automação de tarefas realizadas por humanos é uma das principais tendências da inteligência artificial, e isso tem potencial de gerar mudanças significativas no modo como trabalhamos.
Segundo um estudo da McKinsey, até 800 milhões de empregos em todo o mundo podem ser automatizados até 2030. No entanto, o estudo também aponta que a automação deve criar outros 900 milhões de empregos, principalmente em áreas como tecnologia, saúde e educação.
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é uma instituição técnica consultiva vinculada à Câmara dos Deputados, cuja missão é aprofundar a análise e promover discussões em torno de tópicos inovadores, que tem o potencial de influenciar significativamente a economia, política e sociedade do Brasil.
Desde a sua criação em 2003, o Centro já produziu 27 estudos, muitos dos quais serviram de base para a elaboração de leis ou foram adotados como diretrizes pelos tomadores de decisão do país. O comitê é composto por 23 parlamentares, com o deputado Da Vitoria (PP-ES) como seu presidente.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil