Ministério da Previdência Social autoriza medidas para adiantar pagamentos de benefícios do INSS para 79 municípios da região sul do país; Veja lista
O Governo Federal antecipou benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 79 municípios. O ministério da Previdência Social irá tomar medidas para adiantar pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais aos residentes das cidades afetadas pelas intensas chuvas no Sul do país nos últimos dias.
O INSS irá antecipar um total de R$ 1,21 bilhão destinado ao pagamento mensal desses benefícios para os 79 municípios impactados, beneficiando um total de 706.619 pessoas nessas áreas.
Conforme explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, "estaremos provendo benefícios adicionais para esses cidadãos, um procedimento que o INSS segue, mas que foi acelerado para garantir que essas pessoas recebam rendimentos adicionais e consigam aliviar parte dos custos que irão enfrentar".
+ Novas regras para resgatar o Saque-Aniversário do FGTS?
Como receber o benefício antecipado?
O governo informa que a parcela extra deve ser solicitada no banco no qual o segurado normalmente recebe seu benefício. Essa quantia é parcelada em 36 vezes, sem juros, com correção monetária a partir do terceiro mês da opção.
Ainda sobre o assunto, a Previdência detalhou que a análise da opção de benefício extra é realizada em até 5 dias úteis, embora haja situações em que o valor é liberado imediatamente, caso haja disponibilidade de recursos.
Além disso, os benefícios programados para acabar antes da 36ª parcela, a quantidade será ajustada de modo a assegurar o pagamento integral.
Saiba as ações do governo
- A antecipação de todos os benefícios previdenciários e assistenciais foi estabelecida para ocorrer no primeiro dia útil do cronograma. Isso significa que, independentemente do final de benefício ou do valor, todos os segurados receberão seus pagamentos no dia 25 de setembro;
- Além disso, os benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial serão estendidos pelo período de 180 dias, de acordo com a vigência do estado de calamidade;
- Uma opção foi disponibilizada para os beneficiários, permitindo-lhes receber um valor correspondente a uma renda mensal do benefício devido, com exceção dos casos de benefícios temporários;
- Adicionalmente, está sendo adotada uma abordagem de atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais para os beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, mesmo que esses requerimentos tenham sido apresentados em outros municípios.
Veja lista de municípios beneficiados
- Caxias do Sul
- Coqueiros do Sul
- Cachoeira do Sul
- Palmeiras das Missões
- Boa Vista das Missões
- Passo Fundo
- Sarandi
- Getúlio Vargas
- Lajeado do Bugre
- Santo Expedito do Sul
- Mato Castelhano
- Erechim
- Santa Maria
- Ibiraiaras
- Nova Bassano
- São Jorge
- Bento Gonçalves
- Protásio Alves
- Marau
- Casca
- Estação
- André da Rocha
- Vacaria
- Cruz Alta
- Chapada
- Montauri
- Santo Antônio do Palma
- Água Santa
- Nova Araçá
- Campestre da Serra
- Carlos Barbosa
- Camargo
- Panambi
- São Domingos do Sul
- Sagrada Família
- Paraí
- Jacuizinho
- Lagoão
- Santo Ângelo
- Boa Vista do Buricá
- Sede Nova
- Eugênio de Castro
- Santo Cristo
- Farroupilha
- São Sebastião do Caí
- Jaguarí
- Ciríaco
- Sertão
- Muliterno
- Candelária
- Lajeado
- David Canabarro
- Estrela
- Arroio do Meio
- Montenegro
- Novo Hamburgo
- Encantado
- Muçum
- Roca Sales
- Colinas
- Imigrantes
- Santa Tereza
- Sapiranga
- Cachoeirinha
- Vanini
- Nova Roma do Sul
- Serafina Corrêa
- Bom Retiro do Sul
- Cotiporã
- São Nicolau
- Cruzeiro do Sul
- Bom Jesus
- Ipê
- Espumoso
- Charqueadas
- Coxilha
- Taquari
- Itapuca
- São Jerônimo
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade
Brasil