Dados divulgados pelo IBGE aponta para diminuição da população brasileira em 10,3 milhões de habitantes; Veja as cidades que mais perderam moradores
Jean Albuquerque Publicado em 28/06/2023, às 11h32 - Atualizado às 11h38
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a população atualizada no Brasil. Segundo os dados, a população diminuiu em 10,3 milhões de habitantes, o número que era de 212,3 milhões de moradores passou para 203 milhões vivendo no país.
Anualmente, o IBGE realiza estimativas da população dos municípios, as quais são utilizadas como referência para a distribuição de recursos federais e outros programas baseados no número de habitantes das cidades. Essas projeções são divulgadas no Diário Oficial da União.
Embora sejam dados oficiais, as estimativas são baseadas no Censo de 2010 e são utilizadas pelos demógrafos para criar modelos matemáticos que visam prever o crescimento anual da população.
No entanto, o crescimento real da população foi menor do que o estimado. O Censo de 2010 apontou uma taxa anual de crescimento populacional de 1,17%. No entanto, o Censo de 2022 revelou que o ritmo de crescimento entre 2011 e 2022 foi significativamente menor, atingindo 0,52%. Esse fato resultou em imprecisões nas projeções populacionais.
A partir de agora, o dado oficial será o Censo, no qual todos os domicílios do país são visitados. Por essa razão, as estimativas a partir de 2011 serão revisadas para refletir os dados mais precisos fornecidos pelo Censo. (Veja abaixo gráfico com população atualizada)
+ Pagamento do Bolsa Família: adicional de R$ 50 entra em vigor; veja quem recebe
Após uma comparação entre os dados da estimativa oficial e os resultados do Censo, a reportagem realizada pelo UOL identificou diferenças significativas, tanto para cima quanto para baixo, em alguns casos.
Neste caso, no total de 534 municípios apresentaram um ganho populacional acima de 10% entre a estimativa de 2021 e os números obtidos no Censo de 2022. Por outro lado, 1.236 municípios tiveram perdas populacionais superiores a esse limite, o que provavelmente resultará em uma redução imediata dos recursos destinados a essas localidades.
A seguir, veja os dados a partir do levantamento realizado pelo portal UOL sobre as cinco cidades que mais perderam população:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil