IMPORTANTE DECISÃO nesta quinta (20) para quem tem saldo em contas do FGTS

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam, nesta quinta-feira (20), ação que pode corrigir os depósitos do FGTS, conhecido como Revisão do FGTS

Jean Albuquerque   Publicado em 20/04/2023, às 17h35

Agência Brasil - Revisão do FGTS

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam, nesta quinta-feira (20), ação que pode corrigir os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), popularmente conhecida domo Revisão do FGTS

Na quarta-feira (19), a Advogacia-Geral da União (AGU), pediu a extinção da ação. O cálculo da AGU é de que o valor total a ser pago será o de R$ 300 bilhões, para os profissionais que tiveram movimentações nas contas do FGTS desde o ano de 1999.

Caso os ministros da Corta concedam uma decisão favorável, os trabalhadores podem ter direito a receber até R$ 78.600, quantia equivalente a 60 salário mínimos, valor máximo a ser receber por uma ação na Justiça. O juri é aguardado há 9 anos. Ministro Luís Roberto Barroso fala neste momento. Veja julgamento: 

A ação, julgada no STF neste momento, pode esclarecer alguns pontos sobre a questão. Veja abaixo: 

O assunto pode mudar a realidade de milhões de brasileiros, mas será preciso aguardar o resultado da decisão do STF sobre o tema, para saber quem será contemplado ou se a tese será aceita pela Corte. 

Como calcular?

O cálculo de todos os extratos desde 1999 até atualmente é complexo, mas pode ser realizado 100% online pela plataforma LOIT FGTS. Os extratos podem ser obtidos no aplicativo do FGTS, disponível nos sistemas (Android e iOS). 

Caso seja constatado haver valores a receber, o cidadão pode entrar com um pedido na Justiça Federal. Vale ressaltar que em alguns casos, o valor revisado do fundo pode atingir o teto, equivalente a 60 salários mínimos. 

Saiba quem pode receber 

Para realizá-la é necessária a análise de todos os extratos durante os anos trabalhados. Podem solicitar a operação os trabalhadores que atuaram entre 1999 até os dias atuais de carteira assinada. 

Para ter acesso a essa correção, o trabalhador deve entrar com um pedido de revisão do FGTS, segundo a startup LOIT, que oferece o serviço de maneira gratuita. 

Vale ressaltar que o valor pode ser maior mediante salário recebido pelo profissional e o tempo dos recursos na conta. O valor é normalmente depositado todos os meses, sendo correspondente a 8% do vencimento mensal.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

STF Revisão do FGTS Julgamento
Sociedade Brasil