Participaram da enquente 1.113.350 inscritos, o que representa 19,3% dos total dos quase 5,8 milhões de estudantes inscritos confirmados
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 01/07/2020, às 13h16
Por meio de coletiva de imprensa, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou nesta quarta-feira, 1º de julho, o resultado da enquete feita para a definição das novas datas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Participaram o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Participaram da enquente 1.113.350 inscritos, o que representa 19,3% dos total dos quase 5,8 milhões de estudantes inscritos confirmados. A data que teve o maior número de votos foi a do mês de maio.
O Inep ainda não garante a data de realização do Enem 2020, mesmo com o resultado da enquete definido. Agora, o instituro quer ouvir os representantes das escolas públicas e as entidades de ensino superior. Com isso, a data será oficializada com a definição coletiva entre os estudantes (enquete), os representantes das escolas públicas e as entidades de ensino superior.
A expectativa é que a definição seja feita de duas a três semanas. A enquete foi realizada entre os dias 20 e 30 de junho, na Página do Participante, destinando-se apenas aos inscritos no Enem 2020.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.