Inmetro dá dicas de segurança para compras de Páscoa e alerta sobre peso de produtos e brinquedos em ovos de chocolate. Veja detalhes
Pedro Miranda Publicado em 05/04/2023, às 20h22
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alertou os consumidores sobre a importância de ficar atentos à segurança durante as compras de Páscoa. O órgão destacou que os consumidores devem verificar o peso líquido de produtos embalados, como ovos de chocolate e peixes congelados.
Inmetro esclareceu que o número presente na embalagem serve apenas como uma referência para o fabricante, enquanto o peso líquido indica a quantidade real do produto adquirido pelo consumidor, excluindo embalagens e brindes.
O órgão também alertou para o peso líquido em produtos pré-embalados, como o bacalhau, e destacou que o peso deve estar indicado no rótulo, excluindo a embalagem e a camada de glaciamento. O Inmetro realiza testes para verificar o peso líquido descontando a embalagem e fazendo a medição do produto em si.
+++ Lei sancionada por Lula obriga concessionárias de saneamento a prevenir desperdício de água
A direção do Inmetro enfatizou a importância de verificar se a balança tem a etiqueta do Inmetro e está lacrada e sem o lacre violado, caso o consumidor prefira comprar um produto pesado na hora.
Além disso, há a recomendação para os pais e responsáveis verificarem a faixa etária do brinquedo que vem no ovo de Páscoa e se ele possui o selo do Inmetro, para evitar oferecer um brinquedo inadequado para a criança.
Por fim, os consumidores devem ter cuidado com as embalagens e acessórios dos ovos de Páscoa, como arames, grampos, barbantes, cordões e sacos plásticos, para evitar ferimentos. Caso haja dúvidas sobre o peso líquido ou segurança dos produtos, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro através do número gratuito 0800 285 1818.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil