IPVA 2022 SP: pagamento da 3ª parcela com desconto começa nesta segunda (11)

Para garantir a redução do valor do imposto é preciso ficar atento ao calendário de pagamento do IPVA 2022, que vai até o dia 26, de acordo com o final da placa do veículo. Saiba mais

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 10/04/2022, às 15h56

Divulgação

Vence a partir desta segunda-feira, 11 de abril de 2022, a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de São Paulo. Portanto, quem quer garantir os 5% de desconto deve ficar atento ao calendário de pagamento do IPVA 2022, que vai até o dia 26, para não perder a oportunidade. Neste ano, proprietários de veículos registrados nas cidades paulistas puderam dividir a obrigação em 5x ou quitar à vista, em janeiro, com desconto maior de 9%.

O IPVA 2022 é um imposto obrigatório para todos os tipos de veículos, exceto para os fabricados há mais de 20 anos ou os que obtiveram isenção, como os adquiridos por pessoas com deficiência, por exemplo. Em São Paulo, a cobrança segue o número final da placa do veículo e sua quitação é requisito para o licenciamento anual, que permite circular de forma regular pelas vias.

Confira o cronograma de pagamento das próximas parcelas do IPVA 2022 em SP:

+Detran de São Paulo permite parcelar multas e débitos do veículo em 18x

A aliquota de cobrança do IPVA 2022 e a data de vencimento mudam conforme o estado no qual o automóvel está registrado. O cálculo, porém, é feito a partir de quanto custa o veículo, conforme indicação da Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que traz o preço médio praticado no mercado nacional. Em São Paulo, os contribuintes pagam:

Para saber o valor exato a ser pago, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda de SP e digitar o número do Renavam e a placa do automóvel. O pagamento pode ser feito na rede bancária, pessoalmente ou via internet banking, nas casas lotéricas ou, ainda, nas empresas credenciadas que aceitam parcelamento com o cartão de crédito. A lista das empresas pode ser consultada aqui.

+Atenção motoristas: nova CNH passa a valer em junho; entenda as mudanças

O que acontece se não pagar o IPVA 2022?

As consequências para o contribuinte que deixar de pagar o imposto ou recolher o valor com atraso vão além da cobrança de juros. Entre as penalidades estão:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil