MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Atenção motoristas: nova CNH passa a valer em junho; entenda as mudanças

Documento ganhou novos elementos de segurança para evitar fraudes, permite incluir nome social e trará tabela com novas categorias; confira outras novidades da nova CNH

Motoristas segura modelo atual da Carteira Nacional de Trânsito, que será substituído pela nova CNH
Motoristas segura modelo atual da Carteira Nacional de Trânsito, que será substituído pela nova CNH - Divulgação

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/01/2022, às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O modelo atual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem seus dias contados. Isso mesmo! O Brasil adotará uma nova CNH a partir do dia 1º de junho de 2022. A mudança foi estabelecida pela Resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para dificultar a falsificação e fraudes, além de tornar o documento mais moderno.

O novo modelo de CNH será o único disponível a partir dessa data, contudo deve começar a circular gradativamente, conforme novos condutores sejam habilitados, motoristas renovem seus documentos ou, ainda, solicitem a segunda via da carteira física, seja por perda ou extravio, alteração de dados, adição de categoria, inclusão da inscrição Exerce Atividade Remunerada, entre outras situações que demandem a emissão.

Documento essencial para exercer diversas atividades profissionais, a CNH costuma ser cobrada em alguns concursos públicos, mas o concurseiro não precisa se preocupar. Isso porque o modelo anterior continuará válido para todos os efeitos. Não haverá a necessidade dos condutores correrem para trocar a CNH, desde que estejam dentro do prazo de validade.

“A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Novo modelo de CNH

Além de nova identidade visual, com a predominância das cores verde e amarelo, foram inseridos elementos para reforçar a segurança da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com requisitos internacionais. O documento já virá impresso na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso no exterior.

A fotografia e a assinatura continuam presentes no documento, que ganhou hologramas, imagens secretas e novos componentes gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz ultravioleta (UV).

Outra novidade é a presença de uma tabela indicativa do tipo de veículo que o motorista está habilitado a conduzir. Conforme imagem da nova CNH divulgada pelo Contran, também existirão novas categorias. Hoje, a CNH é emitida nas categorias A, B, C, D ou E. Com a alteração, subirá para 14 o número de categorias possíveis. Contudo, o órgão ainda não divulgou regras relativas à habilitação nessas novas categorias.

Confira abaixo a imagem do novo modelo de CNH que passará a valer em 1º de junho de 2022:

nova CNH O QR-Code continua presente no verso da nova CNH e armazenará todas as informações contidas nos dados variáveis do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor. Um aplicativo específico que valide as informações será desenvolvido, o que deve auxiliar os agentes de trânsito durante a fiscalização.

Com a entrada em vigor das mudanças, o cidadão poderá escolher se quer obter a carteira de motorista apenas na versão digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, só o documento impresso ou ambos.

*com informações do Ministério da Cidadania

++++Confira outras notícias de Sociedade como esta no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.