Justiça mantém gratuidade em transporte público para idosos com mais de 60 anos

No final de 2020, o governo e a prefeitura de São Paulo cortaram o benefício dos idosos com mais de 60 anos terem gratuidade em transporte público

Redação   Publicado em 08/01/2021, às 09h14

Rovena Rosa/Agência Brasil

Na última quinta-feira (07), foi concedida, pela Justiça paulista, uma liminar que determina a manutenção da isenção do pagamento de tarifa em transportes públicos para idosos com mais de 60 anos. O governo do estado de São Paulo e a prefeitura paulistana ainda podem recorrer da decisão.

O governo do estado deve voltar a permitir o transporte gratuito para essa parcela da população com a suspensão do Decreto Estadual nº 65.414/20.

A decisão corresponde a ação do Sindicato Nacional dos Aposentados, da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de SP e Mogi das Cruzes, protocolada ontem (6) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Segundo o juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública Central da Capital, ao publicar decreto que revoga outro que regulamenta disposição de lei que concedia os benefícios, o governo “extrapola sua atribuição na medida em que retira comando expresso na legislação ordinária”.

“Não pode o Poder Executivo utilizar-se de atribuição afeta ao Poder Legislativo sob pena de afrontar o princípio da tripartição dos Poderes, previsto no Artigo 2º da Constituição Federal”, afirmou o magistrado.

*trechos com reprodução da Agência Brasil

Leia também

Concurso PRF: Urgente! publicado regulamento para 2000 vagas; edital sai dia 19
Concurso Imbel: Urgente! Publicado edital para cargos de todos os níveis de escolaridade
Concurso PF: Economia autoriza redução do prazo para aplicação das provas
Saque do auxílio emergencial é liberado para ciclos 5 e 6
Pagamento de IPVA em São Paulo começa amanhã (07)