O presidente Lula (PT) vai retomar o pagamento de um importante benefício social no mês de fevereiro, que será depositado em valor dobrado para a famílias contempladas
Mylena Lira Publicado em 30/01/2023, às 11h09
O presidente Lula (PT) vai retomar o pagamento de um importante benefício social no mês de fevereiro: o Vale Gás. Oficialmente denominado Auxílio Gás dos Brasileiros, o programa contribui com um valor a cada dois meses destinado à aquisição do botijão de gás de cozinha de 13 Kg para garantir o preparo de alimentos.
A boa notícia é que o atual governo melhorou o auxílio, que vai corresponder a 100% do custo desse produto durante todo o ano de 2023. Criado no governo Bolsonaro, o programa foi desenvolvido para pagar apenas 50% do preço médio do gás. Logo, a ajuda financeira foi dobrada para este ano.
+Incêndio da Boate Kiss completa 10 anos e pais de vítimas querem processar a Netflix
O Vale Gás é voltado às famílias de baixa renda e mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência na hora de receber. São elegíveis ao programa:
O pagamento segue uma ordem de prioridade, que leva em conta os seguintes requisitos: Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; Famílias com menor renda por pessoa; Famílias com maior quantidade de pessoas; Famílias que recebem benefício do Programa Bolsa Família; Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
+Atenção: NÃO perca o prazo para efetuar o saque do FGTS de até R$ 6,2 mil
O último pagamento, realizado em dezembro, foi de R$ 112 a cerca de 5,5, milhões de famílias. Por conta do Carnaval, o Auxílio Gás será antecipado no próximo mês. Confira abaixo o calendário depósito, feito de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS):
O Vale Gás pode ser sacado com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família neste ano, em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, pois o dinheiro é depositado na conta poupança digital, criada pela Caixa Econômica Federal automaticamente.
O interessado, porém, precisa ficar atento ao prazo para usar o auxílio: 120 dias após a data do pagamento. Depois disso, a grana volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério do Desenvilmento, no telefone 121.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil