A maioria dos entrevistados considerou honestidade a atribuição mais importante para chefiar a nação. Lula vence Bolsonaro em sete das oito características avaliadas pelos eleitores
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 05/06/2022, às 13h24
O ex-presidente Lula mantém a vantagem sobre Bolsonaro na disputa pelo cargo de chefe do executivo nacional nas eleições 2022. A última pesquisa eleitoral Ipespe mostra o petista com 45% contra 34% do candidato do Partido Liberal (PL) no levantamento estimulado, quando o nome dos políticos são indicados aos entrevistados. Quando analisada a intenção de voto espontânea, os percentuais vão para 39% e 29%, respectivamente. Para 35% dos eleitores, Lula é mais honesto do que o atual presidente.
Uma das perguntas feitas pelos pesquisadores do Ipespe foi: "E qual desses candidatos tem mais cada caracterísitca que vou ler?". As opções eram:
A maioria dos entrevistados considerou honestidade (81%) a atribuição mais importante para chefiar a nação, seguida de preocupação com as pessoas (77%), competência (72%), inteligência (66%) e equilíbrio (65%). Lula vence Bolsonaro em todas elas. O ex-capitação do Exército ganha no critério honestidade somente para 30% dos entrevistados.
Pulso firme foi o elemento mais apontado para o atual presidente e é justamente nessa única característica que o petista perde para Bolsonaro. O ex-presidente desbanca Bolsonaro e todos os outros candidatos às eleições 2022 em todas as demais características. Experiência foi a qualidade mais associada a Lula pelos entrevistados da nova pesquisa eleitoral. Confira todos os percentuais na tabela abaixo:
+Como saber se a empresa paga o FGTS? Novo saque de R$ 1 mil será liberado nesta semana
Na simulação de segundo turno, Lula e Bolsonaro mantiveram o percentual de eleitores registrado na semana anterior: 53% e 35%, respectivamente. A quantidade de pessoas que consideram o governo atual como ruim ou péssimo, contudo, reduziu de 51% para 50%. Portanto, o percentual de reprovação da gestão do atual presidente ainda é grande: metade.
O perfil da maior parte dos entrevistados é o seguinte: 52% do sexo feminino; 39% com idade entre 35 e 54 anos; 41% com ensino médio; 47% ganham até 2 salários mínimos; 71% trabalha; 49% são católicos; 43% residem na região sudeste; e 62% moram no interior.
+Conheça benefícios adicionais disponíveis a quem recebe o Auxílio Brasil
A nova pesquisa eleitoral tem abrangência nacional e entrevistou 1.000 eleitores nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil