O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é formado pelo depósito mensal feito pelo empregador no percentual de 8% do salário do funcionário. Aprenda a conferir se a empresa paga o FGTS
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 05/06/2022, às 11h19
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é formado pelo depósito mensal feito pelo empregador no percentual de 8% do salário do funcionário. O montante acumulado durante o período de trabalho pode ser resgatado em caso de demissão sem justa causa para socorrer o cidadão até que consiga recolocação no mercado de trabalho. O dinheiro é liberado antes em algumas situações específicas autorizadas pelo governo federal. Por isso, saber se a empresa efetua o depósito regularmente é fundamental.
Neste ano, por exemplo, foi liberado o saque extraordinário de até R$ 1 mil para quem tem saldo na conta do FGTS. Só nesta semana, cerca de 3,2 milhões de trabalhadores nascidos no mês de novembro poderão sacar a grana a partir de quarta-feira, 8 de junho. Esse tipo de saque ganhou o nome de extraordinário porque foge das opções tradicionais permitidas aos empregados, entre elas:
Você trabalha com contrato formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)? Se a resposta for sim, então tem direito ao benefício. Também conta com saldo FGTS:
A Caixa Econômica Federal disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS para o celular do trabalhador. Desta forma, o cidadão recebe todo mês informações sobre os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do Fundo de Garantia. Para isso, é preciso fazer a adesão pelo terminal de autoatendimento da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.
LEIA TAMBÉM
O app do FGTS também permite a consulta do saldo. Outra opção é acessar o extrato do FGTS pelo site da Caixa. Basta informar o número do NIS ou CPF e clicar em "cadastrar senha". Após ler e aceitar o regulamento, preencha os campos com seus dados pessoais e a, ao final, cria uma senha com até 8 dígitos para efetuar o login. Quem é cliente da Caixa pode consultar o saldo do FGTS também pelo internet banking.
+Resgate do FGTS é liberado para pagar dívidas imobiliárias em atraso
Para consultar o valor liberado para saque extraordinário, basta acessar o aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistemas Android ou iOS, e seguir o passo a passo informado abaixo:
Já a movimentação do dinheiro é feita pelo app Caixa Tem. Por meio dele, é possível efetuar o saque do FGTS em caixas eletrônicos; transferir o dinheiro, sem custo, para qualquer conta, independentemente do banco; pagar contas domésticas; e realizar compras virtuais. Quem tem senha do Cartão Cidadão pode fazer a retirada também nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.