Mais de 3 mil pessoas são esperadas até o final da semana nos 13 Cates espalhados pela capital
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 04/06/2020, às 09h53 - Atualizado às 10h03
Nos últimos três dias 4.233 pessoas passaram pelas 13 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, para habilitar o seguro-desemprego e requerer o auxílio emergencial do Governo Federal. As unidades retomaram o atendimento presencial para ajudar a população a acessar os benefícios durante a pandemia pelo coronavírus. O agendamento prévio pela central 156 já ultrapassou as 70 mil pessoas desde que o serviço começou a marcar data e horário para o público, via telefone e portal, no final de abril.
“A reabertura dos Cates facilitou o acesso a benefícios que estão auxiliando a população mais carente durante este momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus. Dos 70 mil agendamentos, 30 mil foram marcados para as próximas semanas. Quem ainda não agendou e precisa solicitar o serviço basta ligar no telefone 156 e marcar sua ida ao Cate”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Dos atendimentos realizados nos dias 1º e 2 de junho, 1.196 foram de seguro-desemprego habilitados. Para o auxílio emergencial 475 pessoas buscaram realizar o requerimento, por volta de 40% saíram do Cate com a informação que o benefício está liberado ou em fase de análise. Os demais ou não estavam no perfil exigido para ter direito ao auxílio ou dependiam de outras análises pela Caixa Econômica Federal.
Mais de 3 mil pessoas são esperadas até o final da semana nos 13 Cates espalhados pela capital. As unidades estão nas regiões sul, leste, oeste e norte para facilitar a escolha pelo cidadão, evitando que haja grandes deslocamentos pela cidade.
Quando a pessoa chega ao posto, será verificado se a pessoa está agendada e se os documentos estão corretos. Para proteção das equipes técnicas e do munícipe é obrigatório o uso de máscaras, conforme orientação dos órgãos de saúde. Quem chegar à unidade sem a proteção recebe um modelo descartável no local.
Para o Trabalhador Doméstico:
1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)
2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);
4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.
Para o Trabalhador Formal:
1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)
2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);
4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.
6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;
7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)
1. Documento de Identificação com foto;
2. Número do CPF;
3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.
4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar
Zona Norte
Zona Sul
Zona Leste
Zona Oeste
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.