MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja 4 dicas para voltar ao trabalho depois da flexibilização da quarentena

Depois de quase dois meses de confinamento pela pandemia de Covid-19, os governos estão tomando medidas para reabrir alguns setores econômicos gradualmente

Volta ao trabalho
Volta ao trabalho - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/05/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Depois de quase dois meses de confinamento pela pandemia de Covid-19, os governos estão tomando medidas para reabrir alguns setores econômicos gradualmente. Em São Paulo, por exmplo, muitos estabelecimentos voltarão as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho. Diante deste novo cenário, e com o objetivo de seguir preservando a saúde, o emprego e a continuidade do negócio, a definição de um protocolo de retorno ao local de trabalho é tão relevante quanto as medidas implementadas em resposta à crise de saúde.

Pensando em auxiliar você que precisará voltar ao trabalho presencialmente nos próximos dias, conversamos com especialistas da Mercer Marsh Benefícios, consultoria de RH e gestão de saúde, que listou quatro medidas importantes para o retorno gradual e seguro ao ambiente de trabalho.

Realizar uma estratificação do risco

É importante um mapeamento de cargos que permitam identificar e categorizar a força de trabalho de acordo com as condições de vida do empregado, seu ambiente familiar, sua saúde física e mental, seu trabalho e o impacto na cadeia de valor. Este processo, realizado por meio de uma pesquisa de avaliação de risco, permitirá ao empregador determinar o quão exposto estão ou podem estar, quais são as razões de vulnerabilidade e, assim, colocar em prática os planos mais adequados à realidade de sua força de trabalho.

Estabelecer protocolos de prevenção

A prevenção de riscos ocupacionais e de saúde que propiciem ambientes seguros e "limpos" é essencial. Isto inclui todas as medidas de preparação no local de trabalho: higiene, materiais de proteção para pessoas e instalações, regulação de espaços comuns, ventilação, desinfecção, fluxo de pessoas, restrições de contato, reuniões, visitas, clientes, detecção e assistência médica / psicológica, serviços de alimentação e transporte, entre outros.

Comunicar e treinar

A força de trabalho de forma clara e transparente sobre os planos, controles e objetivos definidos para o processo de retorno será um dos pilares fundamentais para o sucesso de um retorno seguro ao trabalho. "Programas de promoção e bem-estar em saúde e programas de conscientização sobre cuidados pessoais e coletivos serão mais decisivos do que nunca para o engajamento dos funcionários e a continuidade dos negócios", diz a diretora de gestão de saúde e qualidade de vida da Mercer Marsh Benefícios, Antonietta Medeiros. "Isto sem esquecer um aspecto crítico: a gestão da privacidade dos dados dos funcionários, de acordo com as normas vigentes", complementa.

Minimização do contágio

É importante a minimização do contágio de Covid-19 por meio de sistemas de monitoramento e atenção, como aplicações móveis ou medicina on-line, que permitem o monitoramento vivo dos riscos da força de trabalho: sintomas, exames laboratoriais, identificação e gerenciamento de casos positivos, etc.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.