Eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet podem mudar voto; Lula venceria em segundo turno. Petista deve intensificar campanha por votos válidos
Pedro Miranda Publicado em 21/09/2022, às 19h27
Segundo pesquisa do Instituto Opinião, Lula está a um ponto percentual de vencer a eleição no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre domingo (18) e terça-feira, (20) e entrevistou eleitores de todo o país. A pesquisa mostrou que 49% dos eleitores planejam votar em Lula. Para vencer o primeiro turno, qualquer candidato precisa receber 50% dos votos válidos mais um. Quaisquer votos nulos ou em branco são excluídos no cálculo do total.
A nova pesquisa forneceu novos números para os concorrentes de Bolsonaro. O levantamento mostrou Lula liderando com 45% dos votos pretendidos. Bolsonaro logo atrás com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB), 5% e Soraya Thronicke (União) e Felipe D’Ávila (Novo), 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Outros 3% declararam que votarão em branco ou nulo e 5% não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 2% e seu índice de confiança é de 95%.
Esses resultados aumentam a pressão sobre a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Ele é o segundo na pesquisa que apresenta os nomes dos candidatos à presidência. Apenas 5% dos entrevistados não responderam; os outros candidatos pontuaram zero. Além disso, 3% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo.
+++ ICMS: Anatel determina repasse imediato a consumidores
De todos os participantes da pesquisa, 83% afirmaram que não mudariam o voto pretendido. 8% admitiram que podem mudar seu voto, e apenas 7% dos eleitores de Bolsonaro pesquisados e 6% dos eleitores de Lula pesquisados indicaram uma mudança em potencial. 35% dos participantes eleitores do Ciro e 30% dos participantes do Tebet indicaram a possibilidade de alteração de voto. Isso é comparado a apenas 8% dos apoiadores de Bolsonaro e 11% dos apoiadores de Lula que indicaram o potencial de mudar seu voto.
A pesquisa do Instituto Opinião mostra que Lula tem uma vantagem significativa sobre Bolsonaro em um eventual segundo turno. Quando pesquisados, 51% indicaram que votariam em Lula e 37% indicaram que votariam em Bolsonaro. Além disso, Lula lidera em uma pesquisa espontânea que mostra os nomes dos candidatos. Neste levantamento, 40% indicaram que votariam em Lula e 30% indicaram que votariam em Temer.
Essa pesquisa usou dados coletados de 2.000 pessoas por meio de entrevistas pessoais por telefone, por meio de sorteios aleatórios de um banco de dados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-09430/2022. O levantamento usou critérios para faixas etárias, classes socioeconômicas e escolaridade ao dividir os participantes em diferentes regiões geográficas.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil