Ministério da Saúde lança edital com 5.970 vagas para o Mais Médicos

Chamamento público do Ministério da Saúde para o Mais Médicos receberá inscrições entre 26 e 31 de maio. Oportunidades estão espalhadas por 1.994 cidades em todas as regiões do Brasil

Samuel Peressin   Publicado em 22/05/2023, às 14h21 - Atualizado às 14h37

Divulgação

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (22) edital do programa Mais Médicos com 5.970 vagas distribuídas por 1.994 cidades em todas as regiões do Brasil. Os contratados receberão bolsa de R$ 12.386,50.

Gratuitas, as inscrições ficarão abertas entre 26 e 31 de maio. Para participar, os interessados deverão preencher formulário eletrônico disponível no site www.maismedicos.saude.gov.br.

Atendimento médico a quem mais precisa, valorização profissional, recomposição de vagas ociosas, direito à saúde, qualificação. O Mais Médicos está de volta e cheio de novidades.
Vem saber mais 👇 pic.twitter.com/dfa3ybmeql

— Governo do Brasil (@govbr) May 22, 2023

Após a validação do cadastro, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais para atuação de sua preferência. A previsão do Ministério da Saúde é que os aprovados comecem a trabalhar no fim de junto.

O chamamento público dará prioridade a médicos brasileiros com registro no país. As vagas remanescentes serão ocupadas por profissionais brasileiros formados no exterior ou estrangeiros.

Relançado pelo governo em março deste ano, o Mais Médicos agora oferece aos participantes a oportunidade de realizar especialização em medicina de família e comunidade e mestrado em saúde da família.

Semanalmente, os médicos deverão dedicar 44 horas ao programa, das quais 36 em atendimento e 8 em atividades relacionadas a atividades de formação, de acordo com o edital.

Atualmente, a pasta tem 8 mil profissionais atuando no projeto. A expectativa do governo é chegar ao fim do ano com 28 mil médicos atendendo em todo o país, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade social.

Como será a avaliação do Mais Médicos?

O preenchimento das vagas será definido de maneira eletrônica por meio de análise curricular, com base na pontuação dos candidatos obtida a partir das informações prestadas sobre:

Mais Médicos Ministério da Saúde
Sociedade Brasil