Programa garante 50% do preço médio cobrado pelo botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), mas nem todo mundo que recebe o Auxílio Brasil tem direito ao benefício. Entenda
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 22/03/2022, às 16h12
Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, e núcleos familiares com beneficiário da prestação continuada da assistência social na mesma casa, estando ou não no CadÚnico, têm direito a receber o Vale Gás de R$ 50, em média. Ganhar Auxílio Brasil não é empecilho para obter a ajuda financeira que permite comprar o botijão de cozinha, item indispensável para o preparo da alimentação. Contudo, muitas pessoas estranharam a ausência do pagamento no mês de março.
Em fevereiro, o repasse do Vale Gás foi antecipada por conta do Carnaval. O dinheiro caiu na conta de todos que tinham direito entre os dias 14 e 25 no mês passado. Além disso, mais 110 mil novas famílias foram incluídas no programa que garante 50% do preço médio cobrado pelo botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), totalizando 5,58 milhões de pessoas atendidas em todo Brasil.
Então, por qual motivo já estamos no dia 22 de março e o benefício não foi pago a todos os beneficiários até o momento? A explicação é simples: o pagamento do Vale Gás é feito a cada dois meses. Assim, quem recebeu em fevereiro só voltará a embolsar a grana proveniente dessa fonte no próximo mês: abril. Vale ressaltar que existe uma ordem de repasse, a mesma utilizada para o Auxílio Brasil.
+Beneficiários do Auxílio Brasil tem direito a desconto na conta de luz; Entenda
O cronograma é o seguinte: primeiro recebe quem tem Número de Identificação Social (NIS) final 1, na sequência os detentores do cartão com final 2 e assim por diante, finalizando com o NIS terminado em 0. Porém, nem todo mundo que ganha o Auxílio Brasil faz jus ao Vale Gás. Em fevereiro de 2022, 18 milhões de famílias foram contempladas pelo programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família, mas menos de 6 milhões conseguiram o auxílio gás.
Há um critério de prioridade no programa Vale Gás. Confira:
Mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência têm prioridade sempre.
+Cartão do Auxílio Brasil não chegou? Saque com o do Bolsa Família!
As regiões com o maior número de famílias contempladas pelo Vale Gás são: Nordeste com 2,73 milhões de beneficiários e Sudeste com 1,78 milhões. O Norte está em terceiro lugar, com 536,21 mil famílias atendidas, o Sul vem na sequência com outras 349,33 mil pessoas no programa e, por último, o Centro-Oeste tem 167,78 mil famílias recebendo o benefício.
Não há um cadastro específico, basta a pessoa estar inscrita no Cadastro Único. Os beneficiários que preencherem os requisitos são selecionados automaticamente pelo Governo Federal por meio do registro no CadÚnico.
Porém, estar inscrita no Cadastro Único não garante o recebimento. Para saber se foi selecionado, o interessado pode consultar o aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem ou ligar no Atendimento CAIXA pelo telefone 111. A consulta é feita por meio do número do CPF.
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.
Sociedade Brasil