Os interessados já podem se castrar no Registro Nacional Positivo de Condutores, também conhecido como cadastro do bom motorista, que trará inúmeras vantagens. Saiba quem pode ser beneficiado
Mylena Lira Publicado em 06/10/2022, às 17h28 - Atualizado às 17h40
Você sabe o que é o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como cadastro positivo de condutores ou simplesmente cadatro do bom motorista? Por meio dele, condutores que estão há, pelo menos, 12 meses sem comenterem infração de trânsito de nenhuma natureza serão beneficiados.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o cadastro será ativado no dia 13 de outubro, a partir de quando as vantagens poderão ser oferecidas aos motoristas. Porém, já é possível efetuar o cadastro, que é voluntário e não automático.
"Isso muda a relação do Estado com o cidadão de uma visão de punição para outra de incentivar, informar e educar o motorista”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, no final de setembro, durante lançamento da ferramenta.
+Uso indevido do vale-alimentação pode gerar demissão por justa causa; Entenda
O objetivo do RNPC é promover a condução segura e responsável por meio da valorização do condutor que respeita as leis de trânsito. Para isso, vai possibilitar que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tenham cometido infrações num período mínimo de 12 meses.
Entre as recompensas que empresas privadas e órgãos federais, estaduais e municipais integrados ao Cadastro Positivo poderão oferecer estão:
O cadastro pode ser feito de forma online de duas formas: via aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou direto pelo Portal de Serviços da Senatran. Contudo, a adesão dos Detrans e órgãos de trânsito das prefeituras, assim como das empresas privadas atuantes no setor, não é obrigatória. Portanto, o lançamento da ferramenta não é garantia de que todos os motoristas serão beneficiados.
+Simone Tebet apoia Lula (PT) no 2º turno das eleições 2022; Leia pronunciamento
O aplicativo CDT, do governo federal, possibilita, também, emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma digital e baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documentos obrigatórios para a condução em todo o território nacional.
Além disso, o app permite compartilhar o CRLV com outra pessoal, quando o uso do carro é compartilhado, indicar o principal condutor para que os pontos das multas não sejam inseridos no prontuário do proprietário do veículo, além de possibilitar a emissão de boleto para pagamento das multas com desconto.
++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil