Saiba tudo sobre a carreira pública de oficial de justiça: rotina de trabalho, o que faz, principais funções, salários entre outros deveres
Ricardo de Oliveira - jrloliveira@jcconcursos.com.br Publicado em 23/01/2022, às 10h16 - Atualizado às 10h48
Uma das carreiras mais cobiçadas do serviço público é a de oficial de justiça. Mas o porque tantos estudantes e candidatos desejam uma vaga deste cargo? É pelo salário? pela liberdade no dia a dia? ou pelas atribuições aplicadas no dia a dia? Conheça agora todos os detalhes e saiba como encontrar vagas para quem deseja concorre a uma das vagas para o cargo.
O Oficial de Justiça é o funcionário público que executa diversos mandados expedidos pelos juízes, como atividades de apoio de natureza processual por determinação judicial e, ainda cumpre as determinações do juiz da Comarca/Vara a qual pertence.
Ele é responsável por entregar os seguintes mandados: intimações, notificações, penhoras, arrestos, seqüestros, prisões, conduções coercitivas, buscas e apreensões de bens e pessoas, reintegração de posse de bens móveis e imóveis, nunciações de obra nova, emissões de posse, manutenções de posse, separações de corpos, entre outros.
Além da entrega de mandados, o Oficial de Justiça também cumpre outras diligências que lhe forem atribuídas, como:
A profissão de Oficial de Justiça é uma das mais nobres, afinal é uma engrenagem essencial ao funcionamento da justiça, sem ela, não é viável e, tampouco, possível, que haja a possibilidade de haver o cumprimento da lei. Para ser Oficial de Justiça, o indivíduo deve se atentar às dificuldades enfrentadas diariamente, principalmente quando for determinado locais de risco para o cumprimento de sua função. Apesar de nova resolução, que exige nível superior para a profissão, alguns Estados ainda exigem nível médio para o cargo de oficial de justiça.
O salário inicial de um oficial de jutstiça éa partir de R$ 7 mil, podendo variar de Estado para Estado. Além disso, somam-se os seguintes benefícios:
Entre outros adicionais, novamente, dependendo do Estado e local de atuação. E quando se trata de aposendatoria, de acordo com a Emenda, os Oficiais terão o direito de se aposentarem com idade mínima de 55 anos e 30 anos de contribuição (vide regras da ASSOJAFRS) , sendo pelo menos 20 anos de efetivo exercício da profissão.
concursos abertos concursos 2023 empregos Sociedade