Os cidadãos que não realizaram a entrega da declaração do IRPF 2022 estão sujeitos à multa e algumas penalidade; veja como regularizar sua situação
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 01/06/2022, às 15h55
Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração do IRPF 2022 precisam ficar atentos. O prazo terminou ontem (31), às 23h59, para declarar os ganhos obtidos no ano-base de 2021. Aqueles que não entregaram o documento à Receita Federal já estão em débito e precisam regularizar a situação. Saiba o que fazer.
O procedimento para entregar a declaração atrasada é o mesmo, mas os contribuintes que perderam o prazo podem pagar multa. Até às 20h, a Receita Federal recebeu 35.525.736 declarações.
+++ Caiu na malha fina do Imposto de Renda 2022? Aprenda a consultar
De acordo com informações da Receita Federal, o cidadão que deixou de realizar a entrega no prazo, deverá realizar o download no site do programa referente ao ano-calendário, preencher o documento e enviá-lo ao órgão.
Aqueles que não prestaram conta ao Fisco até o prazo estipulado, podem pagar multa que pode chegar a 20% do imposto devido. Neste caso, o valor da multa é de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido.
A multa mínima é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor do imposto de renda. Os valores das multas iniciam-se no primeiro dia após o prazo de entrega e terminam na data de apresentação da declaração, ou, caso não sejam entregues, na data de lançamento oficial pela Receita Federal.
Os cidadãos podem ter problemas para obter passaportes, abrir contas bancárias, fazer empréstimos ou até mesmo concorrer a concursos públicos, pois seus fundos de CPF estão congelados e "aguardando regularização". Nomes sujos também atrapalham a obtenção de certificados negativos para vender imóveis ou até mesmo investir em títulos do governo.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil