MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Caiu na malha fina do Imposto de Renda 2022? Aprenda a consultar

Cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda de 2022, prazo para declaração encerrou ontem; veja mais detalhes

Imagem meramente ilustrativa, um celular com o site da Receita Federal aberto
Imagem meramente ilustrativa, um celular com o site da Receita Federal aberto - Agência Brasil - malha fina do Imposto de Renda

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/06/2022, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo final da entrega da declaração terminou ontem (31). Ao menos, cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022 por inconsistência nos dados informados ou algum outro tipo de pendência. Aprenda a consultar. 

Ontem, a poucas horas do término do prazo da Receita Federal, foram recebidas mais declarações do que o previsto pelo órgão federal. Até às 16h desta terça, foram recebidas 34.507.919 declarações. A estimativa inicial era de que 34,1 milhões fossem entregues até o fim do dia. Neste caso, a Receita já recebeu 400 mil declarações além do previsto.

+++ “Ressaca do Imposto de Renda”: Quais são as consequência de quem não entregou a declaração

Aprenda a consultar a malha fina da Receita Federal 

Para saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda, é necessário entrar no site da Receita Federal ou no portal e-CAC. O procedimento também poderá ser realizado no aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).

Aqueles que caíram na malha fina, precisam esperar pela restituição. No caso de irregularidades, o contribuinte precisa realizar a correção. 

Em relação à malha fina, a Receita irá notificar e o cidadão poderá concordar com o que foi apontado pelo sistema ou recorrer da decisão. Entre os principais motivos, estão a omissão de rendimentos, deduções realizadas incorretamente, divergências entre o Dirf e a declaração e as deduções do imposto devido. 

1º lote de restituição foi pago nesta terça (31); veja quem recebeu 

O 1º lote de restituição começou a ser pago ontem, os primeiros a receber foram as Pessoas com Deficiência (PcDs), aposentados, Professores e contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias. No entanto, ainda haverá quatro depósitos, veja calendário. 

  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.