PL prevê acordo com bancos para descentralizar pagamento do auxílio emergencial

Segundo a autora do PL, Rejane Dias (PT-PI), a descentralização do pagamento do auxílio emergencial facilitará a vida dos brasileiros

Redação   Publicado em 05/06/2020, às 12h20

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) elaborou o Projeto de Lei 3.047/20 (PL), que determina que o Poder Executivo estabelecerá parcerias com bancos para possibilitar o saque do auxílio emergencial de R$ 600 pelo beneficiário em diversas localidades. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O PL altera a Lei 13.982/20, que criou o programa de pagamento do auxílio emergencial em decorrência da pandemia de Covid-19. A lei prevê que o benefício será depositado em conta do tipo poupança social digital, que á operacionalizada pela Caixa Econômica Federal.

A deputada afirma que a centralização dos pagamentos na Caixa dificultou o acesso das pessoas ao auxílio. “Essa situação tem gerado enormes filas e exposto os cidadãos ao intenso risco de contágio, o que pode agravar ainda mais a emergência de saúde pública pela qual passamos”, disse Dias.

Como saída, ela propõe que o governo firme acordo com diversos bancos brasileiros, aumentando a rede disponível para o cidadão acessar o benefício.

*reprodução Agência Câmara de Notícias

Leia também

Bolsonaro confirma mais duas parcelas do auxílio emergencial
Maia espera proposta do governo para debater extensão do auxílio emergencial na Câmara
Auxílio emergencial negado pode ser contestado no App da Caixa
107 milhões de pessoas já pediram o auxílio emergencial em dois meses
Mais de 70 mil pessoas já agendaram atendimento no Cate para habilitar o seguro-desemprego e auxílio emergencial