MobizapSP, aplicativo de transporte semelhante ao Uber foi lançado pela prefeitura de SP nesta quinta-feira (23); Veja detalhes e como irá funcionar
Jean Albuquerque Publicado em 23/03/2023, às 15h00
A prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (23) o MobizapSp, aplicativo de transporte de passageiros semelhante ao utilizado pela empresa Uber. Para marcar o início das operações, uma viagem simbólica ocorreu às 12h, da Alameda Santos ao Viaduto Jacareí.
A funcionalidade está liberada para uso dos moradores de SP a partir das 13h. Com isso, já é possível por meio do aplicativo "mobizapSP Passageiro", que esta disponível para os sistemas Android e iOS, solicitar uma corrida.
A gestão municipal informou à CNN Brasil, que já registrou 23.224 usuários e 25.866 motoristas cadastrados. Além disso, o MobizapSP, que passa a ser um concorrente das empresas Uber e 99, terá motoristas autônomos e será gerido pela prefeitura de SP.
+ Metrô SP autoriza entrada GRATUITA no transporte. Veja motivos
Diferente das outras empresa, o aplicativo não contará com tarifa dinâmica, o que pode fazer com que os preços sejam menores e mais atrativos durante os horários de pico. O passageiro também conta, até o momento, com a ausência da taxa de cancelamento de corrida, já que não há previsão para implantação deste recurso.
Segundo informou a prefeitura, o valor da tarifa será calculado tendo como base três critérios: tempo estimado de viagem, distância e horário. Apenas serão cobertas pelo aplicativo as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. Entretanto, o destino pode variar além dos limites da cidade.
O cidadão pode efetuar o pagamento com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Ainda não foi liberado o pagamento por PIX. A gestão municipal ainda ressaltou que a taxa de administração cobrada para os motoristas será de 10,95%. Sendo assim, o condutor deve receber 89,05% do valor pago pelo cliente.
É a segunda vez que a prefeitura da capital paulista entra no mercado de aplicativos de transportes. Anteriormente, em 2018, João Doria, à época prefeito lançou o SPTáxi, que tentava ser uma alternativa e tornar o serviço de táxi mais competitivo em relação aos outros aplicativos. Mas, a plataforma não teve a adesão esperada pela gestão.
Com o lançamento do MobizapSP, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem o intuito de melhorar as condições de acessibilidade urbana, além de ofertar aos motoristas maior remuneração e preço justo aos passageiros.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil